Limpurb realiza curso de educação ambiental com professores

A primeira experiência formou uma turma de 96 educadores de escolas municipais da região central e dos bairros do Jaçanã, Itaquera e Pirituba. Estes profissionais já estão levando para dentro das salas de aula o que aprenderam no curso.

A Secretaria Municipal de Serviços, através do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), inicia nesta terça-feira (02/05) a primeira turma da segunda edição do curso de Educação Ambiental para Professores da Rede Municipal de Ensino.

O projeto, em parceria com a empresa Suzano Papel e Celulose, responsável pelo fornecimento de material didático reciclado, visa orientar os profissionais na educação dos alunos e da comunidade para a preservação do meio ambiente. A primeira turma terá aula todas às terças-feiras e a segunda, que começa dia 5, todas às sextas-feiras. Cada grupo terá a participação de 50 pessoas.

A primeira experiência, encerrada com sucesso no dia 4 de abril, formou uma turma de 96 educadores de escolas municipais da região central e dos bairros do Jaçanã, Itaquera e Pirituba. Estes profissionais já estão levando para dentro das salas de aula o que aprenderam no curso.

Para Diva Aparecida Ribeiro, professora da Emei Olga Benário Prestes, o curso foi muito produtivo. "Eu não sabia que havia projeto de coleta seletiva na região de Itaquera", afirma. A professora é uma das organizadoras do projeto que a escola pretende fazer com os pais. "Como os alunos têm entre 4 e 6 anos, trabalho com eles a parte lúdica. Utilizo material reciclável nas atividades com as crianças", conta Diva.

Visitas

A visita ao aterro Bandeirantes foi uma das atividades mais interessantes, na opinião de Clotilde Maria da Silva Bernal, da Emef Marcos Melega, em Santana. "Foi muito proveitosa, não tinha idéia de como funcionava um aterro. Além disso, o curso deve ser feito por todos". A professora, que leciona para alunos de 5ª série, já apresentou projetos de coleta seletiva à diretoria da escola. "É uma oportunidade única para conhecer o que é feito na cidade, uma forma de reciclar o conhecimento dos educadores", acrescenta.

O curso de educação ambiental é dividido em cinco módulos de quatro horas, totalizando 20 horas de aula. Os participantes debatem tópicos da Agenda 21, adquirem noções de gestão de resíduos e aprendem a introduzir o conceito de meio ambiente nas disciplinas escolares. Em seguida, são realizadas visitas monitoradas às áreas de transbordo, centrais de triagem e aterros sanitários, onde os professores acompanham o processo de coleta, separação e destinação do lixo produzido no município.

Para finalizar as atividades, os professores propõem e discutem projetos para conscientização e aplicação em sala de aula. Ao final do curso, que tem duração de dois meses, a turma recebe um certificado pela participação.

Lançamento de livro no encerramento do curso

A cerimônia de encerramento da primeira edição, ocorrida dia 4 de abril no prédio do Limpurb, foi marcada por uma sessão de autógrafos com Nereide Schilaro Santa Rosa, autora do livro "Chico Papeleta e a reciclagem de papel", publicado pela editora Moderna com apoio da Suzano Papel e Celulose, conta a história do papel e foi utilizado como material de apoio às aulas ministradas ao longo do curso.

O evento também contou com a apresentação do teatro de fantoches do Limpurb, que já visitou 100 escolas, com um público estimado em 20 mil crianças. Devido à importância do tema, mais de 40 pessoas já estão na lista de espera para o próximo curso, eu deve ocorrer no mês agosto.


Serviço

Curso de Agente Ambiental para professores (gratuito)
Local: Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb)
Endereço: Rua Azurita nº 100 - Canindé
Datas: 02/05 (1ª turma), das 13h às 17h; e 05/05 (2ª turma), das 7h30 às 11h30
Inscrições e informações para próximas turmas: 3328-2850 ou 3227-5664, ou pelos e-mails rabreu@prefeitura.sp.gov.br e dperez@prefeitura.sp.gov.br