Prefeito visita obras na região do Campo Limpo

Em visitas à região, na Zona Sul, prefeito acompanhou trabalho de melhoria nos setores de urbanização e saúde.

O prefeito de São Paulo visitou a região do Campo Limpo (Zona Sul) nesta terça-feira (02/05) para conferir as obras de urbanização da favela do Jardim Olinda, de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Olinda e de adequação da sede da subprefeitura para instalação, no local, da Supervisão de Saúde de Campo Limpo.

O projeto de urbanização da favela Jardim Olinda, abrangendo uma área de 117.500 metros quadrados, inclui obras de infra-estrutura urbana e ambiental, e a construção de 736 novas unidades habitacionais, com benefícios para aproximadamente 1.800 famílias.

Iniciadas em junho de 2005, as obras já resultaram na canalização de 700 m do total de 810 m de extensão do córrego Olaria, e no levantamento de cinco prédios, que compreendem 120 unidades habitacionais. Até fevereiro deste ano foram removidas cerca de 120 famílias que viviam em áreas de riscos às margens do Olaria e que ficarão provisoriamente abrigadas em casas de aluguel até o término das obras.

Além das obras de canalização do córrego e da construção de moradias, o projeto prevê também pavimentação de ruas; contenção de encostas; instalação de rede elétrica; serviços de urbanização (melhorias dos acessos às residências remanescentes, com pavimentação, escadas, vielas, etc.); e construção de área de lazer, praças e equipamentos públicos.

A previsão para o término de todas as intervenções é de 36 meses, podendo ser abreviado para 25 meses.

UBS Jardim Olinda

A segunda visita do prefeito na região foi ao prédio onde será instalada, em parceria com o Hospital Albert Einstein, a UBS Jardim Olinda, que funcionará com quatro equipes do Programa Saúde da Família, e atenderá a uma população de aproximadamente 16.000 pessoas. O imóvel foi alugado e reformado em 2005, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos do Proesf (Programa de Expansão e Consolidação da Saúde da Família - Recursos do Banco Mundial e Ministério da Saúde).

Para que a unidade comece a funcionar, é preciso ainda concluir a compra dos equipamentos e do mobiliário e contratar as equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Esta contratação está prevista para a segunda quinzena deste mês.

No local, o prefeito conferiu o espaço adaptado para quatro consultórios e salas de recepção, medicamentos, para coleta de material de exames, de inalação, de acolhimento e de esterilização e farmácia.

Supervisão de Saúde

O último compromisso do prefeito em Campo Limpo foi uma visita à sede da subprefeitura - na rua Nossa Senhora do Bom Conselho -, onde conheceu as novas instalações da Supervisão Técnica de Saúde da região, que antes funcionava em prédio alugado.

Para que a supervisão de saúde mudasse para a sede, foi necessário construir, num espaço antes ocioso, os seguintes ambientes: nove sanitários, depósito de materiais, salão para estoque de produtos farmacêuticos, sala de reunião, cozinha/copa, área de acesso ao pátio, salão principal, sala de almoxarifado, sala da coordenadoria, sala de supervisão, e sala de materiais diversos.

A Coordenadoria de Infraestrutura Urbana e Obras da subprefeitura também providenciou o fechamento do salão de depósito com tela de proteção e a instalação da rede elétrica e de telefonia. Os secretários municipais de Habitação e de Coordenação das Subprefeituras, e o subprefeito de Campo Limpo também participaram das visitas.