Corrida de revezamento marca o primeiro domingo do mês na Capital

As equipes de quatro ou oito corredores percorrerão 42,195 km na Cidade Universitária (USP), neste domingo (07/05).

O primeiro domingo de maio vai reunir cerca de cinco mil atletas na Cidade Universitária (USP) para a Ekiden corrida de revezamento nascida no Japão em 1917. A prova, que surgiu como uma forma de homenagem ao 50º aniversário de transferência da capital japonesa Kyoto para Tóquio, disseminou-se para países como China, Quênia, Tanzânia e Brasil.

Quando surgiu, o evento foi dividido em 23 etapas e contou com impressionantes 508 km, percorridos em três dias. Neste fim de semana, em São Paulo, a distância será bem menor: 42,195 km para equipes de quatro ou oito corredores.

No revezamento, o esportista leva consigo uma faixa de pano, o "Tasuki", suspensa pelo ombro e cruzada sobre o peito. Ela é passada de um integrante do time para o seguinte, como se fosse o bastão das corridas convencionais.

Esta será a segunda edição brasileira da maior corrida de revezamento do mundo. A primeira, em outubro passado, foi realizada no Rio de Janeiro, com mais de quatro mil participantes. A infra-estrutura do Ekiden contará com o moderno sistema de apuração computadorizada de resultados, em que os atletas utilizam chips, como nas competições internacionais.

Na lista dos inscritos, figuram inúmeros personagens ilustres do meio esportivo, como Márcia Narloch e José Telles, campeões da Maratona Internacional de São Paulo em 2005, Lucélia Peres, quarta colocada na última edição da São Silvestre, Sirlene Pinho e Geovane de Jesus, campeões da Meia Maratona da Corpore 2006, entre outros.

O Ekiden é uma realização da Mizuno, organizada pela Yescom e conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo. As inscrições já podem ser realizadas no site da Yescom (www.yescom.com.br).

O início da prova está previsto para as 8h, com largada e chegada na USP.