Prefeitura inicia campanha para divulgar isenção da Contribuição de Iluminação Pública

Medida beneficia moradores que não possuem iluminação pública em suas ruas.

A Prefeitura de São Paulo iniciou a campanha de divulgação sobre isenção da Contribuição de Iluminação Pública (Cosip) para moradores em cujas ruas não exista serviço de iluminação pública. A estratégia é fazer uma comunicação direta com essas pessoas por meio da distribuição de folhetos explicativos nas subprefeituras e com carros de som circulando especificamente nas áreas que não possuem a iluminação.

A Cosip foi criada em 2002 pelo Governo Federal e implantada em São Paulo em maio de 2003. A isenção da contribuição foi uma promessa da atual administração. Em 30 de dezembro de 2005, o prefeito sancionou lei que isentava da taxa a população que não tinha iluminação na rua. Em março, a Prefeitura publicou no Diário Oficial uma portaria que detalhava as medidas que os moradores deveriam tomar para obter o benefício.

Segundo explica a campanha de comunicação que começou hoje, esses contribuintes não vão precisar mais pagar a contribuição e ainda terão descontado nas próximas contas de luz tudo o que pagaram desde janeiro de 2006.

A campanha no rádio é feita por meio dos apresentadores de programas populares, que lêem um texto simples e objetivo que explica sobre o fim da Cosip. O texto diz o seguinte: “Se a sua rua ainda não tem iluminação você não precisa mais pagar a Cosip, a contribuição de iluminação pública. Basta levar uma cópia da sua conta de luz na subprefeitura mais próxima. Você ainda vai receber de volta, como desconto, o que já pagou de janeiro para cá”.

Para reforçar a campanha, 18 carros de som vão circular nas ruas que não possuem iluminação pública das 8h às 18 horas, de segunda a sábado. A veiculação da mensagem nos alto-falantes será acompanhada pela distribuição de folhetos explicativos nesses locais.

Segundo profissionais de mídia, o carro de som é um veículo de comunicação eficaz porque sua mensagem chega sem intermediário ao ouvinte e é acessível a todos os públicos: homens e mulheres; todas as faixas etárias e classes sociais; pessoas que não sabem ler; que não possuem televisão; que não tenham acesso a rádio por trabalharem o dia todo; e que não tenham o hábito de ler jornais e revistas.

Segundo o secretário executivo de Comunicação, essa estratégia de comunicação tende a ser bem sucedida, pois foi utilizada com sucesso pela Prefeitura nas campanhas de atualização cadastral do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de cadastramento do bilhete único.