Prefeitura inaugura Centro Odontológico Especializado em Parelheiros

Em visita à região de Parelheiros, extremo Sul da cidade, o prefeito visitou o Posto de Atendimento ao Turista, o Centro Desportivo Comunitário Jardim Herplin e vistoriou as obras de reurbanização da praça do Embura, no distriro Marsilac.

O prefeito de São Paulo esteve, nesta segunda-feira (08/05), na região da Subprefeitura de Parelheiros, no extremo Sul da Capital, onde inaugurou um Centro Odontológico Especializado (COE), vistoriou as obras realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) em uma praça no distrito de Marsilac, parte do projeto Praça Viva, e visitou dois equipamentos públicos municipais - o Posto de Atendimento ao Turista (PAT) e o Centro Desportivo Comunitário Jardim Herplin.

A agenda do prefeito em Parelheiros aconteceu um dia após as festividades pelo aniversário do bairro. Ele destacou a importância das reuniões com o subprefeito, vereadores e lideranças da comunidade local para conhecer em profundidade os problemas da região.

PAT

O primeiro ponto que o prefeito conheceu em Parelheiros foi o Posto de Atendimento ao Turista, inaugurado em 28 de dezembro de 2005, com o objetivo de oferecer informações aos turistas que procuram a região sobre pontos a serem visitados, cuidados com as áreas de mananciais e indicações para a aquisição de imóveis em Parelheiros e Engenheiro Marsilac.

O PAT é um mecanismo destinado a explorar o potencial turístico de Parelheiros. Trata-se de uma alternativa para a geração de renda, já que a região não pode desenvolver grande atividade industrial ou ampliar o mercado imobiliário por ser área de manancial. Um dos principais objetivos é o fomento ao ecoturismo, pois Parelheiros conta com trilhas, cachoeiras, clubes, pesqueiros e acampamentos.

O posto funciona com três estagiários do curso de Turismo e dois funcionários fixos. Até o momento, já atendeu a cerca de 1.200 turistas, uma média de 300 turistas por mês.

Centro Desportivo

No Centro Desportivo Comunitário Jardim Herplin, o prefeito conferiu as benfeitorias realizadas pela subprefeitura: reforma dos vestiários, do alambrado, da arquibancada, do campo de futebol e do playground. As obras, que custaram cerca de R$ 140 mil, tiveram início em 5 de dezembro de 2005 e terminaram em 5 de fevereiro de 2006.

No CDC Jardim Harplin é desenvolvido o programa Mais Esporte, da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, com aproximadamente 140 alunos por dia. Semanalmente, cerca de 2.000 pessoas freqüentam o clube.

Centro Odontológico

Na seqüência, o prefeito inaugurou o Centro Odontológico Especializado (COE), que começa a funcionar a partir desta segunda-feira em Parelheiros, com capacidade para 500 consultas ao mês, incluindo oito diferentes especialidades. Trata-se do primeiro COE da região, que possui grande demanda por serviços odontológicos.

O COE de Parelheiros é um serviço 100% municipal, com gestão, supervisão, fornecimento de insumos e medicamentos, repasse de verbas para investimento e funcionários inteiramente custeados pela Secretaria Municipal de Saúde. O custo para a implantação do Centro foi de R$ 80 mil.

O Centro possui consultório com quatro cadeiras de dentista, uma sala de RX, uma sala de expurgo (lixo hospitalar), uma sala de esterilização, uma sala de recepção/administração, um refeitório, um abrigo para compressor e três banheiros. Com a unidade de Parelheiros, passam a ser 18 os COEs existentes na cidade.

Praça do Embura

Conhecida pelos moradores de Marsilac como praça do Embura, a praça Jacob Reinberg Filho foi incluída no Programa Praça Viva da Prefeitura, que visa a implantação de melhorias, sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), em 21 praças da cidade. O projeto prevê, dentre outros, a instalação de espaços de lazer e eventos (pequeno palco) para a promoção, pela São Paulo Turismo (SPTuris), de atividades regulares de lazer e recreação aos domingos.

As obras já foram concluídas em oito praças do projeto, incluindo a de Marsilac. Elas estão localizadas nas regiões de Cidade Ademar, Capela do Socorro, Freguesia do Ó, Itaim Paulista, Vila Mariana e Perus. Acompanharam o prefeito na visita à região o subprefeito de Parelheiros e a presidente da Emurb.

Parelheiros

No extremo Sul da Capital, a 50 Km do centro, a área sob responsabilidade da subprefeitura de Parelheiros é composta dos distritos Marsilac e Parelheiros, num total de 350 km², onde estão as nascentes de água que alimentam as represas Billings e Guarapiranga, responsáveis por 30% do abastecimento da região metropolitana.

A APA (Área de Preservação Ambiental) Capivari-Monos, criada pela Lei Municipal 13.136/01, é um dos poucos pontos da Mata Atlântica ainda preservados no estado e abrange parte do Parque Estadual da Serra do Mar.

A região concentra cerca de 25% do território paulistano, apresenta estradas sinuosas e estreitas ao longo das quais encontram-se sítios e pequenas fazendas que produzem lenha, hortaliças, flores e plantas ornamentais. A Fundação SEADE estima que atualmente vivam em Parelheiros 136 mil pessoas.

Há duas aldeias de etnia guarani dentro do território de Parelheiros, a Krukutu e a Tenondê Porã. Cada uma conta com uma escola específica para a educação infantil indígena, os CECIs - Centros de Educação e Cultura Indígena.

Endereços

PAT - Posto de Atendimento ao Turista
Avenida Senador Teotônio Vilela, à altura do nº 8.000 (em frente ao terminal Varginha de ônibus urbanos);

Clube Desportivo Comunitário Jardim Herplin
Rua Carlos Augusto Barroso, 103 (travessa da rua Amaro Alves do Rosário);

Centro Odontológico Especializado (COE)
Rua José Rodrigues Roschel, 163;

Praça do Embura
Estrada Engenheiro Marsilac, altura do nº 8.300 (em frente à igreja da Paróquia do Divino Espírito Santo).