Prefeitura e governo anunciam início do recapemanto das marginais

As obras começam no sábado (13/05), com recursos do governo do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito durante a inauguração da estação Chácara Klabin do metrô, nesta terça-feira (09).

Durante a solenidade de inauguração da estação Chácara Klabin, da Linha 2 - Verde do Metrô, mais uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado foi anunciada: a de revitalização das marginais Pinheiros e Tietê, com obras de recapeamento asfáltico que serão iniciadas no sábado (13/05).

"Além do recapeamento das marginais e da integração do bilhete único entre ônibus, metrô e trens da CPTM, na área de transportes ainda temos parceria com o governo do Estado na retomada das obras da Jacu-Pêssego, no projeto de readequação da avenida dos Bandeirantes, e na retomada das obras na avenida Roberto Marinho para extensão até a marginal Pinheiros/rodovia dos Imigrantes", disse o prefeito. "Enfim, são novas obras e novos investimentos que trazem para o paulistano uma condição melhor de vida."

O convênio entre a Prefeitura e o Estado para recapeamento das marginais, firmado em janeiro deste ano, prevê obras em um trecho de aproximadamente 7,5 km em um dos sentidos e 7,5 km em outro. As obras estão sob a responsabilidade da DERSA e serão custeadas integralmente pelo governo estadual.

Metrô

A estação Chácara Klabin foi entregue hoje para operação comercial, depois de passar por uma “operação assistida”, quando são feitos os ajustes dos equipamentos. A nova estação entra em operação com a utilização do Bilhete Único Integrado.

O sistema metroviário de São Paulo deverá receber cerca de 40 mil novos usuários com a operação comercial das duas novas estações (Imigrantes e Chácara Klabin). A estação Imigrantes foi inaugurada em 30/3/2006.

Durante a inauguração da Chácara Klabin, a 54ª estação do metrô de São Paulo, o prefeito observou que a Prefeitura e o governo estadual esperam ter todo o sistema de transporte público da cidade (ônibus, metrô e trens CPTM) integrado por intermédio do Bilhete Único no prazo de 30 dias. "A Prefeitura tem feito muitos investimentos para melhorar a malha viária e facilitar o acesso do paulistano ao trabalho e à volta para casa", comentou.

O convênio operacional entre a CPTM, o Metrô e a SPTrans - assinado em 6 de outubro de 2005 - engloba as 54 estações do metrô e 83 estações da CPTM, envolvendo 650 catracas. O investimento é de R$ 15 milhões, sendo 50% bancados pelo Estado e 50% pela Prefeitura. Esse investimento está sendo aplicado nas adaptações do sistema do Bilhete Único nos validadores das catracas das estações. A única linha do metrô que ainda não conta com os validadores é a Lilás (Capão Redondo - Largo Treze), que deverá incorporar as mudanças até o fim deste mês.

Com a integração, o usuário que antes pagava R$ 4,10 para usar os dois sistemas (R$ 2,00 do ônibus e R$ 2,10 para usar o sistema de trilhos), hoje paga R$ 3,00. Esse valor dá direito a até quatro acessos no período de duas horas, sendo uma viagem no trem ou no metrô e três nos ônibus.

Participaram do evento na estação Chácara Klabin o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o presidente do Metrô, Luiz Carlos Frayze David; e o secretário municipal de Transportes.