Prefeitura inaugura 28ª AMA da cidade

A AMA Vila Oratório, entregue nesta quarta-feira (10/05) à população da região da Mooca, tem capacidade para atender a 8.500 pessoas por mês, de segunda a sábado, das 7h às 19h.


ATUALIZADA ÀS 17H50

"Já são milhares de pessoas atendidas nas AMAs, e, segundo a pesquisa que fizemos há algumas semanas com os pacientes, o resultado é excepcional", afirmou o prefeito durante a inauguração, nesta quarta-feira (10/05), da 28ª unidade de Assistência Médico Ambulatorial (AMA) na cidade de São Paulo. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que as AMAs já inauguradas atendam, juntas, a 175 mil pessoas por mês.

A AMA Vila Oratório, no distrito da Água Rasa, é a primeira a ser instalada na região da Subprefeitura da Mooca, que possui uma população de 294.892 habitantes e uma área de 35,2 km2, sendo que metade dos moradores do distrito de Água Rasa é dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). O local onde está instalada a AMA - no mesmo prédio da Unidade Básica de Saúde Vila Oratório/ Dr. Tito Pedro Mascelani - está próximo a grandes avenidas, o que facilitará também o acesso de moradores de outras regiões, como Vila Prudente e Sapopemba.

A unidade Vila Oratório foi implantada em parceria com o governo do Estado e o Serviço Social da Construção no Estado de São Paulo (Seconci). A Prefeitura é responsável pelo gerenciamento da unidade e pelos insumos, o SECONCI, pela aquisição de equipamentos e contratação de Recursos Humanos, e o governo estadual, pelos valores repassados à entidade para pagamento dos funcionários e para cobrir os custos de adaptação e de reforma do prédio da UBS para instalação da unidade.

A nova unidade deverá atender a cerca de 350 pessoas por dia, ou 8.500 por mês, funcionando de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.

“É gratificante ver que a política de saúde para o município, em parceria com o governo do Estado, está dando bons resultados”, destacou o prefeito.

A AMA conta com serviços de Raio X, de Ultrassonografia e de Coleta Laboratorial de Urgência, e sua estrutura física é composta por recepção, cinco consultórios, sala de emergência, sala de RX, sala de Observação, sala de ultrassom, posto de enfermagem, e três banheiros, sendo um adaptado para deficientes.

O evento contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Luiz Barradas Barata; da secretária municipal de Saúde; do subprefeito da Mooca; do presidente do Seconci, Francisco Virgílio Crestana; e do superintendente do Hospital Estadual da Vila Alpina, Nelson Frank.

A AMA Vila Oratório está situada na rua João Fialho de Carvalho, nº 35, no distrito de Água Rasa, na Zona Leste.

Organizações Sociais

Durante o evento, o prefeito voltou a mencionar a importância do início das parcerias da Prefeitura com organizações sociais, as chamadas OSs, na área da saúde. “Tenho certeza de que irá prevalecer, da parte do Ministério Público, a visão de que a saúde de São Paulo precisa do apoio das organizações sociais. É muito difícil fazer a gestão da administração pública na saúde em cidades como São Paulo sem a parceria com essas entidades, reconhecidamente filantrópicas, e com uma folha de serviços prestados à cidade muito bem caracterizada ao longo dos anos”, comentou.