Virada Cultural: Mercadão terá obra multimídia

Auto-Retrato Coletivo, obra do artista multimídia Nardo Germano, discute identidade e violência. A mostra faz parte da 2ª Virada Cultural, que acontece dias 20 e 21 de maio.

Uma verdadeira “exposição ambulante”. Assim o artista multimídia Nardo Germano descreve Auto-Retrato Coletivo, obra que será produzida durante o domingo, na 2ª Virada Cultural. “Qualquer pessoa pode participar. É só levar uma foto ou escrever uma frase”, explica.

O trabalho – que começou em 1987 e serviu de ponto de partida para o mestrado do autor na ECA – visa discutir as relações entre o coletivo e a criminalidade, abordando questões como o referendo.

O início está marcado para as 12h, no Mercado Municipal, com uma performance de Germano e seus “alter egos” – o irmão gêmeo Agnus Valente e a atriz Zilma Barros. A partir dela, o público poderá contribuir com a obra acrescentando fotos, fazendo intervenções em camisetas e escrevendo sobre as imagens.

O resultado será um painel retratando a diversidade coletiva. Do Mercadão, os artistas seguem a pé para o Largo São Bento, onde devem repetir o procedimento. De lá, partem para a Praça do Patriarca, passando depois pela Praça da Sé até, finalmente, chegarem ao Centro Cultural São Paulo, às 16h, onde farão o encerramento da 2ª Virada Cultural.

Sobre o artista

Nardo Germano é artista multimídia. A série Auto-Retrato Coletivo (1987/..), objeto de seu Mestrado na ECA-USP, já foi exposta no RecyClic-Focus/87; Mês Internacional da Fotografia/90 e recentemente ACBEU-BA e ARGOS-SP/2003; SESC Pompéia - jan.abr/2004 e CEUMA/2004.

* Programação sujeita a alterações pelos organizadores do evento.