Virada Cultural: Passeio de bicicleta pelos museus

Promovida pelo Clube dos Amigos da Bike, pedalada cultural terá início às 19h30 de sábado na Casa das Rosas e deve durar cerca de quatro horas e meia.

Um olhar diferente sobre a cidade: os participantes da 2ª Virada Cultural poderão fazer um tour guiado sobre duas rodas pelos principais museus da capital. “Ás vezes passamos de carro por determinados lugares e nem reparamos nos detalhes”, diz Sérgio Affonso, presidente do Clube dos Amigos da Bike, entidade organizadora do Circuito Pedal.

“Esta é uma forma de conhecer São Paulo usando um meio de transporte alternativo, saudável e não-poluente. Além disso, há o charme de um passeio noturno sob as luzes da cidade.”

Partindo da Casa das Rosas (avenida Paulista, 37) às 19h30, os ciclistas farão um trajeto pela Consolação até a Praça General Osório, com pausa na Estação Pinacoteca. Em seguida, partem para a Praça da Luz, onde visitarão a Pinacoteca do Estado e o recém-inaugurado Museu da Língua Portuguesa.

O circuito termina no Museu de Arte Sacra, na avenida Tiradentes. “Ao final, todos vão poder relaxar com as apresentações musicais programadas para acontecer nas imediações”, planeja Affonso.

Segundo o presidente do CAB, o passeio será feito em ritmo leve e não oferece grandes dificuldades, já que a maior parte do trajeto é de descida. Mas é recomendável que haja um mínimo de intimidade com a bicicleta.

O uso de capacete será obrigatório. Nos museus que não dispuserem de estacionamento, haverá guardas metropolitanos para tomar conta das bikes.

* Programação sujeita a alterações pelos organizadores do evento.