Prefeito vistoria as obras de reforço do Viaduto Orlando Murgel

Na vistoria, prefeito anunciou que a entrega deve acontecer antes do previsto, a partir da primeira quinzena de julho. As obras começaram em abril de 2002, ficaram paralisadas desde abril de 2003, e retomadas em agosto de 2005.

Durante vistoria às obras de recuperação e reforço do viaduto Engenheiro Orlando Murgel nesta quarta-feira (17/05), o prefeito de São Paulo anunciou que a entrega da obra deve acontecer antes do previsto, a partir da primeira quinzena de julho.

"Antes a previsão era a primeira quinzena de agosto, mas, em reunião na semana passada com o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana, pedi que fosse avaliado junto aos responsáveis pela obra a possibilidade de antecipar a entrega. Marcamos esta vistoria e hoje temos a felicidade de saber que a obra deve ser concluída logo", disse o prefeito.

O viaduto Engenheiro Orlando Murgel, no final da avenida Rio Branco, faz a ligação do Centro com a Zona Norte. A estrutura foi construída em 1960 (primeira parte) e em 1970 (segunda parte), num total de 560 metros de extensão. Circulam pelo viaduto cerca de 3.400 veículos por hora.

Além da manutenção, as obras incluem uma reforma na estrutura para que ela suporte a carga de caminhões mais pesados e ganhe vida útil de mais 30 anos. Segundo o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras, o viaduto não passava por reforma havia quase três décadas.

As obras começaram em abril de 2002, ficaram paralisadas desde abril de 2003, e foram retomadas em agosto de 2005. No final do ano passado, foram concluídas quatro faixas de rolamento, sentido Marginal Tietê/Centro.

A conclusão da obra vai propiciar a melhoria do sistema viário, pois o viaduto é uma importante ligação da Zona Norte/marginal Tietê com o centro da Capital, em transposição aos trilhos da CPTM (duas linhas ferroviárias, com destino final nas estações Luz e Júlio Prestes).

As obras são conduzidas e custeadas pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb). No início de janeiro deste ano, outras três faixas (sentido Centro/Marginal) das oito existentes foram interditadas para continuidade da obra. Até o final de abril, cerca de 200 homens da empresa responsável, a Este Engenharia, trabalharam na recuperação da parte inferior da estrutura, inclusive durante madrugadas, feriados e finais de semana. Na parte inferior, os pilares receberam uma nova “armadura” de concreto, com 12 metros de largura.

O valor atualizado da obra é de R$ 9,56 milhões, dos quais R$ 6,78 milhões já foram pagos (R$ 4,78 milhões somente em 2005).

Outros viadutos em reforma

Outros três viadutos e uma ponte da cidade também estão em reforma pela Siurb: ponte Cidade Jardim, viaduto Pacheco Chaves, viaduto Glicério e viaduto Conselheiro Carrão (detalhes abaixo). “Estamos estudando uma operação concentrada em torno do feriado de Corpus Christis para ver se conseguimos antecipar o término das obras na Ponte Cidade Jardim de 22 de julho para meados de junho”, comentou o secretário de Infra-Estrutura Urbana durante a vistoria no viaduto Orlando Murgel.

1. Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim - Subprefeitura de Pinheiros): rebaixamento do sistema viário nos baixos do viaduto e recuperação e reforço. Previsão de término: julho de 2006.

2. Viaduto Pacheco Chaves (sobre a avenida Presidente Wilson e Henry Ford - Sub. Vila Prudente): recuperação estrutural do pavimento. Previsão de entrega: dezembro de 2006.

3. Elevado do Glicério (ligação leste-oeste - Subprefeitura da Sé): recuperação e reforço, para conter infiltrações. Previsão de entrega: dezembro de 2006.

4. Viaduto Antônio Abdo (Conselheiro Carrão - Sub. Penha): recuperação estrutural e do pavimento da alça da Av. Radial Leste que liga ao viaduto. Previsão de entrega: primeira fase em agosto de 2006; segunda fase em dezembro de 2006.