Prefeitura cria Grupo Executivo para incentivar o uso da bicicleta

Segundo a Secretaria Municipal do Verde do Meio Ambiente, há condições de imediato para a implantação de 104 km entre ciclovia, ciclofaixas e tráfego compartilhado no município.

A cidade de São Paulo tem hoje 250 mil bicicletas circulando todos os dias e menos de 30 quilômetros de ciclovias. Segundo o secretário municipal do Verde do Meio Ambiente, há condições de imediato para a implantação de 104 km entre ciclovia, ciclofaixas e tráfego compartilhado no município.

E foi exatamente para incentivar o paulistano a usar a bicicleta e melhorar as condições para quem já se utiliza deste meio de transporte no seu cotidiano que o prefeito criou o Grupo Executivo Pró-Ciclista, em portaria assinada nesta quinta-feira (18).

O grupo reúne representantes de cinco Secretarias, e técnicos da SPTrans e da CET, e a portaria foi assinada durante solenidade no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura.

O documento teve por base as conclusões do Grupo de Trabalho Interinstitucional para estudar o Fomento do Uso da Bicicleta, instalado no ano passado. De acordo com o relatório, o Banco Mundial poderá liberar recursos por meio de um programa destinado a combater a diminuição da poluição do ar, e um dos itens é a área de transporte não motorizado

Preocupação constante

“Este é um momento muito importante para esta gestão”, afirmou o prefeito, lembrando que desde o início da atual administração houve uma grande preocupação com o transporte público, incluindo o individual. “Por isso, pedimos aos secretários envolvidos com esta questão que apresentassem projetos e idéias para dotarmos a cidade de uma infra-estrutura adequada à dimensão de São Paulo na área das ciclovias”.

O prefeito deu exemplos de iniciativas que já foram tomadas nesta gestão, como a implantação de ciclovias na Capela do Socorro, e no futuro Corredor Expresso Cidade Tiradentes.

“Mas hoje, efetivamente, nós consolidamos um grupo de trabalho que tem a responsabilidade de planejar e ordenar o crescimento da cidade na área das ciclovias. A cidade espera muito deste trabalho porque privilegiando as ciclovias estaremos dando um atendimento especial ao cidadão mais humilde que tem na bicicleta uma forma mais barata de se locomover”.

A autoridade municipal lançou um desafio ao Pró-Ciclista: viabilizar a implantação de uma ciclovia ligando o Parque do Povo ao Parque Ibirapuera. “É uma idéia que apresentei à CET e gostaria que este Grupo de Trabalho dividisse esta responsabilidade. É um projeto que vai melhorar a saúde da cidade”.

Recursos

De acordo com o secretário do Verde e Meio Ambiente, em seu trabalho o Grupo Interinstitucional estudou o plano diretor da cidade, levou em consideração os diversos planos regionais, a acessibilidade e a topografia da cidade, fez pesquisa de origem-destino e visitou diferentes locais.

O secretário informou que no momento a sua Secretaria dispõe de R$ 2,3 milhões para usar no Pró-Ciclista, mas há possibilidade de receber recursos do Banco Mundial e do Governo Federal ( cerca de R$ 29 milhôes), que já foram solicitados e aguarda a liberação.

“Já temos vários projetos em andamento em algumas Subprefeituras interessadas e mais mobilizadas, que nos ajudam e cobram, como as de Parelheiros, Cidade Tiradentes e Ermelino Matarazzo".

Atribuições

Entre suas atribuições, o Pré-Ciclista colaborará para conscientizar a própria administração pública sobre a importância de tomar medidas que priorizem este modo de transporte. Também contribuirá para facilitar a convivência entre os diferentes modos de transporte.

O Pró-Ciclista pautará seus estudos e ações pelas seguintes diretrizes: segurança, coerência de percursos, conexão intermodal, atratividade para os ciclistas, competitividade perante outros modos, conforto e melhoria ambiental.

A portaria define o papel de cada órgão representado no Pró-Ciclista. Assim, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente fará a articulação geral das instituições envolvidas; a Secretaria de Transportes proporá a diretriz técnica geral; a CET prestará assessoria técnica sobre gerenciamento de tráfego; a Secretaria de Transportes dará assistência técnica para a conexão intermodal, bem como para a implantação de infra-estrutura cicloviária associada aos corredores de ônibus; a Secretaria de Infra-Estura Urbana contratará os projetos e obras para a implantação da infra-estrutura cicloviária ; a Secretaria das Subprefeituras fará a manutenção da infra-estrutura cicloviária, bem como colaborará para sua implantação; e a Secretaria de Esportes colaborará para a difusão da prática do uso seguro da bicicleta, bem como os modos de adequada condução desse veículo.