Prefeitura inaugura nova unidade de saúde mental em M'Boi Mirim

A Prefeitura inaugurou o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) M' Boi Mirim, e entregou a sede própria do CAPS Juventude de Santo Amaro, serviço anteriormente instalado numa Unidade Básica de Saúde daquela região.

O prefeito de São Paulo entregou, nesta terça-feira (23/05), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Juventude Santo Amaro (CAPS) e inaugurou uma unidade de CAPS Adulto em M’Boi Mirim, também na Zona Sul. "A Prefeitura fará um grande esforço para que ainda este ano possamos ter 12 CAPS instalados na cidade", destacou o prefeito.

Os CAPS são unidades da Secretaria Municipal de Saúde para tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo de pacientes (crianças, jovens e adultos) portadores de doenças mentais graves, substituindo o hospital psiquiátrico.

"Essas duas unidades de CAPS na Zona Sul, integradas a outros equipamentos de saúde da Prefeitura, devem melhorar a qualidade do atendimento a crianças, adolescentes e adultos com problemas de saúde mental, seja de dependência química ou não", afirmou o prefeito.

Como funciona

O CAPS Juventude Santo Amaro funcionava em três salas da Unidade Básica de Saúde de Santo Amaro, na Rua Paulo Eiró, 39. Para que o serviço na região fosse ampliado, a unidade foi transferida para o imóvel municipal na rua Iguatinga, 134, também em Santo Amaro. Está localizado em área sem nenhuma oferta de serviços em Saúde Mental para jovens de 12 a 21 anos. “A criança e o adolescente são a prioridade número um do serviço público, e neste equipamento temos uma sinergia de educação, de saúde e de atendimento social”, observou o prefeito.

O prédio foi reformado e adaptado por R$ 70 mil. Parte da reforma foi feita em mutirão, com mão-de-obra voluntária de funcionários e parentes dos usuários. O serviço começou a funcionar na sede no último dia 31 de março.

“A cidade esperava isso há muito tempo. Hoje temos 1.030 crianças morando nas ruas da capital e a grande maioria delas tem problemas de saúde mental”, comentou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O CAPS Juventude Santo Amaro tem capacidade para atender 40 pacientes/dia em tratamento intensivo com cuidados diários, ou 800 pacientes ao mês. Funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os telefones do Centro são 5695-0309 e 5687-3666.

Projeto piloto

Já em M’Boi Mirim, o CAPS foi implantado para atender à grande demanda de casos naquela região da Zona Sul envolvendo transtornos mentais crônicos. A população das áreas compreendidas pela Subprefeitura de M’ Boi Mirim, de aproximadamente meio milhão de pessoas, ainda não possuía esse tipo de serviço especializado.

A nova unidade, gerida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, destina-se ao tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo de pacientes adultos com transtornos mentais graves.

O CAPS M’Boi Mirim, com capacidade para 240 consultas semanais, vai funcionar como projeto piloto no município oferecendo um atendimento um pouco diferenciado dos demais CAPS existentes. Além da equipe fixa da unidade, outros cinco psiquiatras atuarão como Equipe Matricial de Apoio, dedicando 80% de seu tempo em assistência direta ao paciente e 20%, em treinamento e capacitação dos profissionais de saúde pública da região para atendimento e avaliação de casos de saúde mental.

Os psiquiatras atuarão diretamente nas Unidades Básicas de Saúde Jardim Thomas, Jardim Souza, Jardim Herculano, Jardim Vera Cruz, Jardim São Luiz e Jardim Guarujá.

O CAPS M’ Boi Mirim funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Ernesto Pasqualucci, nº 52. Os telefones da unidade são: 5833-5690 e 5833-5639.

Programa de Saúde Mental

Os CAPS, criados oficialmente a partir da Portaria GM 224/92, integram o Sistema Único de Saúde e têm a missão de dar atendimento às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes. Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 43 CAPS, incluindo o de M’Boi Mirim. A meta é chegar ao final de 2006 com 54 dessas unidades em funcionamento.

Além dos Centros de Apoio Psicossocial, a Secretaria Municipal de Saúde conta com outros tipos de unidades onde desenvolve ações de atendimento em Saúde Mental: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO), Enfermarias de Saúde Mental em Hospital Geral, Emergência Psiquiátrica em Hospital Geral e Pronto Socorro, e Residência Terapêutica.