CEU Meninos ganha acervo de 500 livros em espanhol

A parceria que viabilizou a entrega dos livros prevê também o ensino da língua espanhola, cujas atividades são ministradas no ''São Paulo é uma Escola'', criado em 2005 e que hoje atende quase 200 mil alunos na Rede Municipal de Ensino.

A biblioteca Waly Salomão, do CEU Meninos (Sacomã/Zona Sul), ganhou na manhã desta terça-feira (23/05) um acervo de 500 livros em espanhol. A doação foi feita pela Escola de Idiomas Um Mundo Melhor e é fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Câmara Oficial Espanhola de Comércio. Por meio desse acordo, mais nove CEUs serão beneficiados.

Além de enciclopédias - doadas pelo jornal El País - e dicionários, a biblioteca também ganhou obras dos escritores Mário Vargas Llosa, Jack London, Doris Lessing e Emile Zola, entre outros. Os próximos CEUs a receberem acervo de livros serão Campo Limpo, Casa Blanca, Butantã, Perus, Cidade Dutra, Jambeiro, São Rafael, Três Lagos e Vila Atlântica.

A parceria prevê também o ensino da língua espanhola cujas atividades estão sendo ministradas dentro do programa "São Paulo é uma Escola", criado em maio de 2005 e que, atualmente, atende quase 200 mil alunos em toda a Rede Municipal de Ensino.

Novas parcerias, novos conhecimentos

O presidente da Câmara de Comércio, Ramón Sanchez, destacou a importância da leitura na formação das pessoas e se disse feliz pela iniciativa que gerou a distribuição do acervo para o CEU Meninos e outros 9 CEUs. A gestora do CEU, Ana Lucia Coelho, agradeceu a iniciativa da escola Um Mundo Melhor e se disse emocionada por seus alunos serem os primeiros a receber um acervo tão importante.

A coordenadora de Educação do Ipiranga, Solange Gonçalves de Lima, lembrou que uma decisão, antes de ser tomada, deve ser medida pelo seu impacto. "Quantas crianças, diante de uma parceria como essa, terão acesso a esse aprendizado e como isso fará diferença para elas, seus filhos e seus netos futuramente?".

A professora Anna Maria Quadros, que representou o secretário municipal de Educação no evento, disse que houve uma grande luta de todos para que o projeto desse certo. "Ao conhecer uma língua, conhecemos a cultura de um povo", disse.

Fernando Acero Campos, que preside a escola Um Mundo Melhor, disse que sua unidade de ensino, que já tem cinco anos, mais que uma simples escola de idioma é um Centro Cultural que oferece cursos gratuitos de espanhol para quem o freqüenta. "Vamos precisar de iniciativas como essa, já que o ensino do idioma será obrigatório no Ensino Médio até 2010".

Ao final do evento, alunos da EMEF, que freqüentam o "São Paulo é uma Escola" no CEU Meninos, leram trechos, em espanhol, do livro "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exúpery.