São Paulo participará ativamente do Comitê Diretor de Transporte Integrado

Grupo foi instituído nesta quarta-feira (24/05) e planejará ações na região metropolitana.

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) terá a partir de agora um grupo para discutir e planejar o transporte e o trânsito de seus 39 municípios de maneira coordenada. Foi criado nesta quarta-feira (24/05) em São Paulo o Comitê Diretor de Transporte Integrado. A Secretaria Municipal de Transportes e suas empresas - Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transporte (SPTrans) - terão papel fundamental para o sucesso da iniciativa.

A criação do grupo ocorreu na sede da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM). O titular da pasta, Jurandir Fernandes, lembrou que para ratificar o comitê serão publicas uma resolução pelo Diário Oficial do Estado e uma portaria - a de número 126/06 SMT.GAB - no âmbito municipal.

Além do secretário municipal de Transportes, participarão do comitê o presidente da CET, o presidente da SPTrans, e o secretário adjunto da SMT. Ele representará a SMT e também as áreas de planejamento de trânsito e transporte.

Pelo lado do governo estadual também participarão os presidentes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), Luiz Carlos David, e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mario Bandeira. Todos estavam presentes à cerimônia de criação do comitê.

Projetos

Jurandir Fernandes disse que o grupo possibilitará a existência de um transporte integrado e sinalização comum. O secretário municipal de Transportes afirmou que tudo o que se fez pensando na integração da RMSP está começando a sair do papel agora. Ele citou como exemplo o Bilhete Único Integrado, que além dos ônibus municipais passou a ser aceito nas redes da CPTM e do metrô.

"A constituição desse comitê cria uma estrutura permanente", enfatizou o secretário municipal, acrescentando que os projetos a serem discutidos não são para daqui a 20 anos, mas já terão efeitos práticos nos próximos meses. Um deles é o Corredor Metropolitano Diadema - Brooklin, que é uma extensão daquele que vem de São Mateus até Diadema cortando o ABC Paulista e passará por importantes vias da Zona Sul da cidade.

Com entrega prevista para o fim de 2006, o novo eixo de transporte fará com que as linhas municipais que rodam na região sofram um rearranjo em prol dos passageiros. O secretário municipal recordou que na primeira etapa daquele corredor da EMTU não existia uma rede de transportes na cidade de São Paulo, realidade que agora será contemplada.

"Trabalhamos com a idéia de que o corredor seja implantado dentro desse novo paradigma de integração", disse o secretário municipal. Outro projeto que trará mais benefícios à população com iniciativas integradas na Região Metropolitana será o Expresso Tiradentes, obra que ligará a região central até o bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade.

O secretário municipal de Transportes afirmou que esta obra é o corredor integrador da cidade, pois passa por duas linhas do metrô (a 3-vermelha e a 2-verde, em dois pontos), a Linha D da CPTM e o corredor da EMTU na altura de São Mateus e o projeto de revitalização da avenida Jacu-Pêssego.

Outro projeto que contará com a colaboração do município em breve será a realização da Pesquisa Origem-Destino do Metrô. Tradicionalmente feito nos anos de final 7 (o primeiro levantamento data de 1967), o levantamento desta década trará mudanças substanciais em relação à realidade dos anos 90.

O motivo principal é a introdução do Bilhete Único Integrado, que mudou os hábitos da população da RMSP. Recentemente atingiu-se a marca de 500 mil pessoas que já usam o cartão para pagar suas passagens somando-se os passageiros da CPTM e do metrô.

Novas ações

O próximo passo será a apresentação do Comitê Diretor de Transporte Integrado às administrações dos outros 38 municípios da RMSP. Este evento ocorrerá nesta quinta-feira (25) na Capital. O secretário Jurandir revelou que dessas cidades 25 já contam com sistemas de transporte com grande demanda de passageiros. Esses municípios concentram nada menos que 85% da população da Grande São Paulo.

Fernandes citou como outro projeto importante -- a sinalização das cidades. Ele recordou um problema simples enfrentado por muitos cidadãos que saem de uma cidade, tentam chegar no município vizinho e ficam perdidos por conta da falta de placas que indiquem os acessos. Para o secretário metropolitano, o conhecimento da CET nessa área poderá ser estendido para o benefício daqueles que habitam ou estão de passagem pela região.