Prefeitura lança novo portal e políticas públicas de tecnologia de informação e comunicação

O objetivo é fazer com que a oferta de serviços e informações da Prefeitura se torne mais dinâmica para melhor atender as pessoas. O portal traz informações sobre todos os programas, serviços e eventos realizados pela administração.

O prefeito de São Paulo participou nesta quinta-feira (25/05) do Encontro São Paulo On Line, com o lançamento das Políticas Públicas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para o município de São Paulo, e cujo primeiro produto foi a renovação do Portal da Prefeitura. Para o prefeito, este novo portal "é um marco na história da Prefeitura de São Paulo".

O portal traz informações sobre todos os programas, serviços e eventos realizados pela administração municipal. O objetivo dessas políticas é fazer com que a oferta de serviços e informações da Prefeitura se torne mais dinâmica para melhor atender as pessoas. "O novo portal nos dará a oportunidade de agilizar a máquina administrativa, de integrar mais as diversas secretarias com a comunicação fluindo com agilidade e transparência", disse o prefeito.

O portal foi dividido em cinco seções para atender aos turistas, empresas que mantêm relação com o município, empresários que desejam fazer negócios da cidade, servidores e notícias da administração. Ele traz ainda uma nova abordagem na sua identidade visual, com cores modernas e vibrantes.

Existe no Portal também a preocupação com os portadores de necessidades especiais que utilizam Tecnologia Assistiva (equipamento ou software usado para dar apoio às pessoas com deficiência).

Segundo o secretário de Gestão, o desafio da Internet pública está em conseguir de forma equilibrada as duas principais missões de um portal: prestar serviços e promover a cidadania. Além disso, a grande difusão do meio faz do portal público um instrumento indispensável ao gerenciamento administrativo, na medida em que facilita processos, torna-os mais transparentes e facilita a integração de ações.

"A idéia é que ele seja mais um divisor do que é mais importante do que propriamente um portal, que é a definição de políticas e diretrizes de governo eletrônico e de usos da tecnologia da informação", explicou o secretário.