Secretarias dão início à 2ª Semana Promotora de Saúde nas Escolas

Durante cinco dias serão desenvolvidas ações na área de saúde bucal, auditiva, ocular, oficinas de estudos ambientais e orientação sexual. Os trabalhos serão abertos nesta segunda-feira (29/05), às 9h30, no CEU Aricanduva.

De 29 de maio a 3 de junho, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realiza em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino a 2ª Semana Promotora de Saúde nas Escolas. A atividade integra o programa "Escola Promotora de Saúde".

Durante cinco dias serão desenvolvidas ações na área de saúde bucal, auditiva, ocular, oficinas de estudos ambientais e orientação sexual, entre outras. Os trabalhos serão abertos nesta segunda-feira (29/05), às 9h30, no CEU Aricanduva (rua Olga Fadel Abarca, s/n - Zona Leste - próximo ao Shopping Aricanduva).

Segundo os organizadores, o programa "Escola Promotora de Saúde" pretende promover a saúde nas escolas e contribuir para que a comunidade escolar se motive a refletir sobre o significado de saúde e qualidade de vida. Este trabalho tem também como objetivo discutir e atuar sobre as causas e possíveis soluções para os problemas existentes na comunidade escolar e do seu entorno.

A 2ª Semana Promotora de Saúde nas Escolas conta com o apoio e parceria das Universidades: USP, UNIFESP, São Marcos, São Camilo e Anhembi Morumbi, que estarão atuando durante o evento.

Trabalho Integrado

A 1ª Semana Promotora de Saúde nas Escolas, realizada em 2005, atraiu 1.310.978 pessoas entre alunos, professores, pais e comunidade, em 717 escolas. O resultado das ações demonstrou que houve uma aproximação profissional entre as Coordenadorias de Educação, as unidades escolares e as Unidades Básicas de Saúde.


Atividades da 2ª Semana Promotora de Saúde nas Escolas

- Teste de acuidade visual com posterior encaminhamento para consulta, se necessário;
- Preenchimento de questionário auditivo com posterior encaminhamento para consulta;
- Ações coletivas em saúde bucal e rastreamento de risco de cárie e câncer bucal;
- Oficinas de saúde mental;
- Atividades corporais de práticas chinesas (Tai Chi, Pai Lin e Lian Gong) e Danças Circulares;
- Palestras e orientações sobre a saúde da mulher;
- Oficinas e palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS;
- Prevenção de acidentes;
- Atividades em parceria com o Centro de Zoonoses: "Programa Para Viver de Bem com os Bichos";
- Palestras sobre nutrição e alimentação saudável;
- Fisioterapia;
- Orientação sexual para alunos e comunidade;
- Imunização e leitura da carteira vacinal; - Atenção à população negra (anemia falciforme);
- Integração com a população indígena;
- Oficina de estudos ambientais.