Subprefeitura da Mooca troca calçamento de prédios públicos

Com a conclusão da obra, que está prevista para ocorrer na primeira quinzena de junho, já somam mais de 5.000 m² as calçadas recuperadas, sem contar as reformadas em praças e canteiros.

Dando continuidade ao programa de reconstrução dos passeios públicos, a Subprefeitura da Mooca reformou toda a calçada de acesso do seu prédio sede, utilizando o novo padrão estipulado pela administração municipal que requer acabamento permeável, antiderrapante e com acessibilidade.

Com a conclusão da obra, que está prevista para ocorrer na primeira quinzena de junho, já somam mais de 5.000 m² as calçadas recuperadas, sem contar as reformadas em praças e canteiros.

Outras benfeitorias estão sendo implantadas no prédio da subprefeitura: o jardim frontal recebeu novo paisagismo, a fachada está sendo restaurada e a Praça de Atendimento já conta com três banheiros para melhor atender o grande número de pessoas que procuram a subprefeitura para solicitação de serviços e informações.

Um estacionamento para bicicletas também será colocado e, dependendo de sua aceitação, será estudada a implantação de outros, dentro do complexo do Centro Esportivo Educacional da Mooca.

Várias ações já foram feitas pelo poder público para a melhoria do deslocamento de pedestres. No entanto, alguns moradores e comerciantes não colaboram, deixando as calçadas sujas ou esburacadas em frente às suas residências ou empresas. A responsabilidade pela manutenção dos passeios em frente aos imóveis particulares é dos proprietários. "Gostaríamos que as obras feitas pela Subprefeitura contagiassem todos, vamos deixar o bairro mais bonito para comemorar seus 450 anos”, disse o subprefeito.

Considerando a necessidade de melhorar a segurança dos transeuntes, o Decreto Municipal nº 45.904/05 estipula os seguintes pisos para os munícipes que queiram refazer as calçadas: concreto, intertravado, e ladrilho hidráulico. Todos são apropriados, pois evitam acidentes, têm alta resistência, são bonitos e econômicos. Para mais detalhes sobre reformas em calçadas, o munícipe pode consultar a Cartilha Passeio Livre no site da Prefeitura.