Agentes da CET e da PM vão atuar em conjunto na fiscalização de veículos irregulares

Convênio entre Prefeitura e Estado permitirá blitze que identificará pendências de IPVA, licenciamento e multas em tempo real.

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e da Secretaria Estadual de Segurança Pública, assinaram convênio para permitir o apoio de equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) à Polícia Militar em comandos de fiscalização de veículos irregulares, com licenciamento vencido, débitos de IPVA, multas e com suspeita de clonagem ou roubo.

Com o convênio, será sanado um dos principais problemas quanto à circulação de veículos, uma vez que o marronzinho pode multar, mas não pode apreender o veículo, nem deter o condutor. Desse modo, o munícipe poderá usar o sistema viário com mais segurança, fluidez, conforto e educação. Outro benefício proporcionado pelo convênio será um fluxo rápido e permanente de informações entre os órgãos de segurança e de trânsito, o que vai facilitar o processo decisório, bem como a integração ao Sistema Nacional de Trânsito.

A operação na cidade contará com a tecnologia do Identificador Automático de Veículo (IAV). De posse de versões móveis desses equipamentos, os marronzinhos receberão os dados em fração de segundos, já que os radares IAV são operados em conexão em tempo real com o banco de dados do DSV e do Detran de São Paulo. Uma vez identificado o veículo irregular, o marronzinho passa um comunicado por meio do "palm top" para a equipe da PM mais à frente na via e a intervenção é realizada.

Além do reforço da fiscalização com a atuação conjunta das equipes, o município também atribui à Polícia Militar a competência de fiscalizar o trânsito, autuar e aplicar medidas administrativas por infrações de circulação e estacionamento. Quanto aos veículos de carga, o convênio permitirá também a autuação em relação a excesso de peso, dimensões e lotação de veículos.