Secretaria acerta detalhes dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros

A competição, que acontece entre 21 de julho e 1º de agosto, vai reunir oito mil atletas em 45 modalidades disputadas em mais de 20 locais de competição em toda cidade.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), junto com representantes das forças de segurança e das federações de diversos esportes, acertaram nesta quinta-feira, 1º de junho, os últimos detalhes referentes à organização da 17ª Edição dos Jogos Internacionais de Policiais e Bombeiros. O encontro aconteceu no salão nobre do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho.

Os Jogos acontecem entre 21 de julho e 1° de agosto de 2006, exclusivamente na cidade de São Paulo. É a primeira vez que uma cidade da América Latina será a sede do evento. O principal objetivo do encontro de quinta-feira foi esclarecer os detalhes para as entidades que auxiliarão a secretaria.

Coordenados pela SEME, os jogos, considerados uma forma de reconhecimento pelos esforços dos profissionais de segurança, devem reunir cerca de oito mil participantes de quase 60 países. Órgãos federais de turismo facilitarão a entrada dos atletas estrangeiros, com a liberação dos vistos; os locais de competição serão de fácil acesso por transporte público; uma empresa de telefonia fornecerá um cartão de acesso para estrangeiros realizarem ligações internacionais com custos menores; hospitais e pronto-socorros estarão preparados para atender exclusivamente ocorrências referentes aos atletas.

A cerimônia de abertura dos Jogos acontece dia 22 de julho, às 17h, no ginásio do Ibirapuera. O ginásio já é um dos locais de competição que estão definidos, ao lado do Pacaembu e Complexo Desportivo Baby Barioni, totalizando 25 locais de competição confirmados (com outros a confirmar). Serão disputadas 45 modalidades. Futebol, vôlei, basquete e outros esportes coletivos tradicionais farão conjunto com provas específicas da área de segurança, como tiro, luta e força.

Podem participar dos Jogos Internacionais, todos os funcionários das forças de segurança das esferas municipais, estaduais e federais: policiais civis, militares, rodoviários, ferroviários, guardas civis, etc, e também seus cônjuges.