"Bibliotecas como transformadoras de uma cidade" é o tema da próxima Aula São Paulo

Palestra aberta ao público nesta terça-feira (06/06) abordará os benefícios para Bogotá que resultaram dos investimentos significativos em construção e revitalização de bibliotecas municipais entre os anos de 1998 e 2002.

Uma rede pública de bibliotecas como item de transformação de uma cidade. Eis o tema da próxima "Aula São Paulo", que será promovida pela Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo nesta terça-feira (06/06). A propósito, o encontro será realizado no auditório da maior biblioteca pública da cidade de São Paulo - a Mário de Andrade, que deverá passar por uma grande reforma a partir de setembro deste ano.

“Como as bibliotecas transformaram a cidade de Bogotá” será o tema da palestra de Ângela Mejiá Pérez, diretora da Biblioteca Luís Angel Arango, a maior da Colômbia e a segunda maior da América Latina. Ângela abordará os benefícios para Bogotá que resultaram dos investimentos significativos em construção e revitalização de bibliotecas municipais durante a gestão do ex-prefeito Enrique Peñalosa (1998-2002).

“O que Bogotá nos mostra é que a biblioteca pública é um pilar da democracia, por oferecer acesso irrestrito ao conhecimento. Não é só uma coisa legal, mas sim um fator de desenvolvimento”, comenta a Coordenadora da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Adriana Telles Ribeiro.

Modelo

Quais bibliotecas priorizar? Onde construir novas unidades? Foi nas tradicionais filas formadas pelo público que aguardava sua vez de acessar a Biblioteca Luis Angel Arango, que a equipe de Enrique Peñalosa obteve resposta para tais questões. Assim, três novas grandes bibliotecas foram construídas naquela capital e 16 foram amplamente restauradas. Além do que, toda a rede de bibliotecas foi integrada por 340 km de ciclovias. Após os investimentos, em apenas dois anos dobrou o número de visitantes da rede de bibliotecas de Bogotá.

Segundo os organizadores da Aula, atualmente nenhuma região da cidade de Bogotá está desprovida de biblioteca pública municipal. Bem diferente da capital paulista, que possui 81 desses equipamentos em uma área de 1.500 km², composta por milhares de bairros dispostos em 96 distritos administrativos.

O tema é oportuno, já que o prefeito de São Paulo manifestou na última terça-feira (30/05), durante a entrega da reforma da Biblioteca Afonso Schmidt (Freguesia do Ó), a intenção de investir na recuperação de toda a rede de bibliotecas públicas da cidade ao longo de sua gestão.

A palestra de Ângela Mejiá Pérez será aberta ao público. Dentre as autoridades que já confirmaram presença estão os secretários municipais de Relações Internacionais, Cultura e Gestão, além do cônsul-geral da Colômbia, Maurício Acero.

O auditório da Mário de Andrade tem capacidade para 270 pessoas.

Aula São Paulo

Inspirado no espanhol “Aula Barcelona”, o “Aula São Paulo” tem como objetivo discutir experiências urbanas bem-sucedidas no mundo, como a protagonizada por Barcelona. Nos anos 80, a cidade deu início a um processo de revitalização intenso, que a transformou em um dos principais destinos turísticos do mundo.

A idéia do “Aula São Paulo” é promover pelo menos uma palestra mensal com profissionais de diversos países, que dividem suas experiências na área urbana. Entre os temas abordados desde seu início, em novembro de 2005, estão “Financiamento e Planejamento da Prefeitura de Barcelona”, “A paisagem urbana, um ponto de encontro” e “Projeto Urbanístico: valorizar a periferia e revitalizar o centro”.

Todas as experiências das palestras realizadas estão disponíveis no site da “Aula São Paulo”. Neste endereço é possível acessar a transcrição das palestras, a agenda de eventos, artigos, fotos, vídeos e apresentações em power point, além de sugestões e boas idéias espalhadas pelo mundo. A intenção é funcionar como uma fonte inspiradora para os administradores, profissionais, empresas e ONGs envolvidos em projetos de revitalização urbana.

Serviço

Palestra “Como as bibliotecas transformaram a cidade de Bogotá”
Data: 06/06, terça-feira
Horário: 10h
Local: auditório da Biblioteca Mário de Andrade
Endereço: rua da Consolação, 94 - Centro