Subprefeitura conta a história das copas do mundo através dos selos

Mostra na Subprefeitura de Aricanduva conta a história do esporte e de grandes jogadores, mostrando a evolução da produção e arte dos selos ao longo da história.

A Subprefeitura de Aricanduva começa, nesta segunda-feira (05/06), a exposição de selos "A Copa Do Mundo no Olhar Filatélico". Por meio de vinte e três painéis ilustrados e com selos originais, a mostra conta a história do futebol e das Copas do Mundo. Além dos selos, há revistas de época e jornais que retratam as conquistas do Brasil nos mundiais.

A mostra filatélica, que fica em cartaz até o dia 30 de junho, vem celebrar os 40 anos da inauguração da Biblioteca Paulo Setúbal, Vila Formosa, Zona Leste da cidade. Os selos, originários de diversos locais do mundo, retratam a importância do esporte em diversas culturas e, principalmente, o mostram como fator de união entre povos.

Pode-se ainda perceber através dos selos expostos, desde a década de 50 aos dias de hoje, as mudanças na qualidade de impressão e design.

Também são exibidos selos de países com pouca ou nenhuma tradição no mundo futebolístico, e há um painel dedicado a Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Essa mesma exposição, durante a Copa do Mundo de 1998, foi apresentada no Museu de Paris, a convite do governo francês, como parte de uma mostra sobre futebol que envolveu os 32 países que disputavam o campeonato. Além disso, 10 unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo e Paraná também contaram com a exposição.

O correio brasileiro possui experiência internacional na emissão de séries especiais. Em 2002, a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) lançou o primeiro selo redondo brasileiro, dentro da emissão conjunta "Campeões do Mundo de Futebol do século 20". Na série, foram homenageados todos os países que já ganharam a Copa do Mundo: além do Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, França, Uruguai e Inglaterra.

Para o dono da coleção, o jornalista Joel Novaes, filatelista desde 1992, o objetivo da mostra é aproximar a população da filatelia, através de um assunto de interesse geral: o futebol. O jornalista também mantém um arquivo de fotos, peças e documentos sobre futebol e ainda selos sobre religião.

Para ele, o destaque da coleção vai para três selos comemorativos dedicados a Pelé e emitidos por países do extremo oriente. Estes selos mostram como o futebol brasileiro influenciou culturas até no outro lado do mundo.

A Biblioteca de Vila Formosa fica na avenida Renata, 163, Vila Formosa. Mais informações, pelo telefone 2293-5789. A exposição abre de segunda a sábado, de 5 de maio até 30 de junho, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.