Prefeito participa da solenidade de anúncio dos novos índices de mortalidade infantil no Estado

Nesta terça-feira (06), a Prefeitura apresentará o quadro com os índices de mortalidade infantil por região da cidade, incluindo distritos com índices menores que dois dígitos, semelhante às taxas encontradas em países europeus.

O prefeito de São Paulo participou nesta segunda-feira (05/06), ao lado do governador Cláudio Lembo, da solenidade de anúncio dos índices de mortalidade infantil em 2005 no Estado de São Paulo.

De acordo com o estudo da Secretaria Estadual de Saúde, com base em informações da Fundação Seade, o índice médio ficou em 13,5 por 1.000 nascidos vivos, o menor da história do Estado e o mais baixo do país. A Capital registrou um índice de 12,9, um dos mais baixos entre as capitais brasileiras. No Brasil, a cada mil crianças nascidas vivas, 26,6 morrem antes de completar um ano.

“Hoje o Estado de São Paulo e a grande maioria de suas cidades se equiparam a unidades de países de primeiro mundo, o que representa um estímulo para todos nós, para continuarmos perseguindo estes objetivos”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Saúde, desenvolve vários programas que, conjuntamente, contribuem para a redução da Taxa de Mortalidade Infantil na cidade, que permanece constante desde 1999. Dentre as ações estão o monitoramento do óbito infantil, através da ação dos Comitês de Mortalidade Infantil e Neonatal; a capacitação em reanimação neonatal, para os profissionais que atuam nas salas de parto e no atendimento ao recém-nascido; a implantanção dos Hospitais Amigos da Crianças e das Unidades do Método Mãe Canguru; e o incentivo ao aleitamento materno e a criação de Bancos de Leite e Postos de Coleta.

Nesta terça-feira (06), a Prefeitura apresentará o quadro com os índices de mortalidade infantil por região da cidade, incluindo distritos com índices menores que dois dígitos, semelhante às taxas encontradas em países europeus.

A apresentação dos dados de mortalidade infantil no Estado de São Paulo aconteceu no Hospital Infantil Cândido Fontoura, que passa por obras de reforma e ampliação, e contou também com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, do secretário municipal de Finanças e do secretário-adjunto de Saúde da Prefeitura.