Prefeitura Presente: Prefeito inspeciona obras e ações na Casa Verde

A primeira atividade foi a inspeção das instalações da Subprefeitura da Casa Verde, que deverá ganhar um novo espaço para a Praça de Atendimento.

Inspeção das obras de construção de um muro para escoramento na favela Maria Elisa e a da canalização do Córrego do Guaraú, vistoria nas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Dionísia e da EMEI Brigadeiro Eduardo Gomes, anúncio da construção de um Centro Desportivo Comunitário (CDC) e reuniões com representantes de uma comissão de moradores da 3ª idade e associação nipo-brasileira da Vila Nova Cachoeirinha. Essas foram algumas das atividades realizadas, na manhã desta quarta-feira (7), pelo prefeito de São Paulo em vistoria na Subprefeitura da Casa Verde, Zona Norte da cidade.

“Esperamos ter, o mais rápido possível, um cronograma de amplas visitas a todas as subprefeituras. Esse é um importante mecanismo para conhecermos de perto os problemas de cada região”, disse. Na inspeção (também conhecida como “Prefeitura Presente”) desta quarta-feira, o prefeito percorreu a região da Casa Verde acompanhado dos secretários municipais de nfra-Estrutura Urbana e Obras, Habitação, Coordenação das Subprefeituras e do subprefeito da região.

A primeira atividade foi a inspeção das instalações da Subprefeitura da Casa Verde, que deverá ganhar um novo espaço para a Praça de Atendimento. O prefeito conheceu o locais onde funcionam as Coordenadorias de Obras, Planejamento Urbano, Administração e Finanças, Defesa Civil, Praça de Atendimento e o gabinete do subprefeito.

O prefeito recebeu uma comissão de moradores da 3ª idade que reivindicou a construção de um Centro de Convivência do Idoso. “Viemos reforçar o pedido para que sejam feitas as instalações do núcleo do idoso”, disse Luzia Francisco, que ficou de encaminhar mais detalhes do projeto à subprefeitura. O prefeito aprovou a iniciativa e solicitou que a Secretaria Municipal de Assistência Social inicie os entendimentos para avaliar a implantação da obra.

Avenida Inajar de Souza

Logo depois, o prefeito e os secretários seguiram, de microônibus, para vistoriar uma área de risco localizada na Avenida Inajar de Souza, umas das principais vias da região. Cerca de 200 casas, da favela Maria Elisa, estão comprometidas. O prefeito conversou com moradores da favela e alertou o subprefeito para a necessidade de cumprimento do prazo previsto para o término das obras.

A Subprefeitura da Casa Verde está construindo um muro para escoramento, como medida emergencial e planeja outras intervenções. “Foi preciso fazer uma obra de emergência porque o risco na área era iminente. Esperamos até o final do ano concluir uma intervenção que irá ajudar as centenas de famílias que moram nesta área”, explicou o prefeito.

UBS

A etapa seguinte da inspeção foi na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Dionísia. Lá o prefeito vistoriou as instalações, ouviu as demandas dos usuários e conversou com a coordenadora geral de saúde e com o supervisor de saúde da região sobre as condições da UBS. O objetivo da inspeção era verificar quais reparos são necessários para a melhoria do local.

Ficou acertado que a subprefeitura da região fará a reforma da unidade e providenciará a estrutura de manutenção. Nesta unidade também funciona o Programa de Saúde da Família (PSF). A UBS e PSF atendem juntos em média 250 pessoas por dia.

A Prefeitura já realizou diversas ações na área da saúde da Casa Verde. A UBS Vila Barbosa, localizada no bairro do Limão, foi totalmente reformada e seis estão em reforma. Uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) foi construída na Vila Nova Cachoeirinha e outra no Jardim Peri. A região também conta com o Centro de Regulação do Programa "Rede de Proteção à Mãe Paulistana", localizado no Hospital Vila Nova Cachoeirinha. Essa central funciona como o cérebro do programa.

Córrego Guaraú

Da UBS Vila Dionísia, o prefeito seguiu para o Córrego do Guaraú. Metade da canalização do córrego está pronta, num trecho de 1.640 metros, entre a avenida Inajar de Souza e a rua Dr. Araújo de Castro. O prefeito vistoriou a área do córrego que será canalizada, cerca de 480 metros. As intervenções previstas no Córrego Guaraú incluem canalização e implantação de sistema viário.

O secretário de Infra-estrutura Urbana sugeriu, para diminuir os custos, a possibilidade da canalização do córrego e a construção de uma só pista nesta fase, viabilizando o sistema viário local. O prefeito foi indagado pelos moradores sobre os planos para a área e garantiu: “Nós vamos fazer essa obra”. De lá, o prefeito seguiu para a Praça Manoel da Costa Negreiros, conhecida como Largo do Japonês.

Praça Manoel da Costa Negreiros

Na praça, o prefeito foi recebido pelo presidente da associação nipo-brasileira da Vila Nova Cachoeirinha, Gerson Kunii, e pelo presidente da associação dos comerciantes da Vila Nova Cachoeirinha, Reinal Pereira Soares. “Queremos a mudança de nome e a reforma da praça” disse Kunii. Há 22 anos, a praça, que era conhecida como Largo do Japonês, teve seu nome mudado para Francisco Alves e depois para Manoel da Costa Negreiros, o nome atual. A vontade da população local é que a praça volte a ser chamada de Largo do Japonês. Um Projeto de Lei sobre o assunto já tramita na Câmara.

A população da Casa Verde está ganhando novos espaços para lazer e cultura. Uma praça está sendo construída na avenida Mariana C. Ronchetti, a praça Antonio Maturano Lago já foi entregue à população e a Praça João Azevedo Borges e a Biblioteca Menotti Del Picchia passam por reformas.

EMEI

A parada seguinte foi a EMEI Brigadeiro Eduardo Gomes. A EMEI ainda possui duas ”salas de latinha” que serão substituídas por salas de alvenaria. O prefeito solicitou a agilização da substituição das salas de aula, que tem previsão de entrega para setembro de 2006. A Subprefeitura de Casa Verde está aguardando a liberação de verba e a definição da Secretaria Municipal de Educação. Durante a vistoria o prefeito conheceu as instalações da escola, entrou nas salas de aula para conversar com as crianças e tirou fotos com os alunos.

Sete salas de aula da região estão sendo substituídas por unidades de alvenaria e a EMEF Zilka Sallaberry de Carvalho já funciona em prédio de alvenaria. A população também vai ganhar uma escola nova, a EMEI Casa Verde, e mais sete passam por reforma. Depois de inspecionar a EMEI, ele seguiu para a área municipal da avenida Brás Leme.

Área Municipal

Nessa área o prefeito vistoriou o local onde será construído um Centro Desportivo Comunitário (CDC). “Não podemos deixar de melhorar uma área maravilhosa como esta para oferecê-la à comunidade”, afirmou Kassab. Segundo Teresinha Colaneri dos Reis, Coordenadora de assistência e desenvolvimento social da região, a intenção é que no futuro o CDC abra espaços para várias atividades esportivas e culturais.