São Mateus promove "Dias de Campo" para a capacitação de agricultores

Os encontros promovem a discussão de temas escolhidos pelos próprios produtores, abordados pelos técnicos da subprefeitura visando a melhoria da produção e do cuidado com o meio ambiente.

Os técnicos da Subprefeitura de São Mateus promovem o projeto "Dias de Campo", que pretende de desenvolver os agricultores nas competências que os tornem agentes do seu próprio desenvolvimento e do desenvolvimento local, porém promovendo a sustentabilidade ambiental. Esta atividade acontece uma vez por mês e abrange tanto os chacareiros como agricultores que cultivam áreas como embaixo das torres de alta tensão e ainda os que estão organizados em grupos, cultivando em áreas municipais, cedidas para este fim.

A idéia baseia-se no decreto municipal número 45.665, que determina que áreas particulares e públicas, dentro do município, podem ser aproveitadas para o plantio de hortaliças, frutíferas e outras visando a preservação ambiental, a ampliação das possibilidades de geração de renda e inclusão social, o incentivo ao auto-consumo e à agricultura familiar. Esta prática, quando ocorre na zona urbana, é denominada agricultura urbana, e quando ocorre no entorno, periurbana.

Nas áreas particulares, basicamente chácaras, pretende-se que se pontencialize a atividade agrícola, ampliando a produtividade através da capacitação técnica dos agricultores, efetivadas com o "Dias de Campo". Os temas abordados nestes encontros visam propiciar a aquisição de conhecimentos que contribuam para melhoria da renda, obtenção de mais produtos de melhor qualidade, proteção de solos e mananciais, substituição de químicos agressivos por defensivos naturais, prevenção à erosão, assoreamento e desmatamento.

A cada "dia de campo", é trabalhado um tema específico, definido pelos próprios agricultores e trabalhados por agrônomo, bióloga e estagiário da subprefeitura. O local do encontro é sempre uma área de cultivo, onde os agricultores se reúnem com os técnicos.

No dia 31/05, o tema foi "como utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual no manejo de produtos químicos ou naturais contra pragas das culturas", na chácara de José Ribamar, na cabeceira do rio Limoeiro. Esse foi o sexto "dia de campo". Já foram trabalhados os temas: “como coletar amostra de solo para análise”, “interpretação dos dados obtidos das análises de solo”, “como fazer a correção do solo indicada pela análise”, “como fazer a produção de mudas por reprodução assexuada, vantagens e desvantagens”, “como identificar e combater pragas e doenças, vantagens e desvantagens dos métodos industrializados e dos métodos naturais”, “como obter maior produtividade no cultivo da bananeira”.

No final do mês de junho, a subprefeitura vai realizar o Seminário da Semana Ambiental em um dos encontros. O tema debatido será o da agricultura urbana, com propostas para as questões do escoamento da produção, formas de financiamento, organizações dos agricultores, assistência técnica permanente e obtenção de insumos.