Boxeadores do COTP voltam com resultados

Atletas do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa trouxeram de volta para casa várias medalhas conseguidas em lutas bastante difíceis.

O campeonato Pan-Americano de Boxe acabou, e trouxe bons resultados para os atletas brasileiros que representaram o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) em Buenos Aires. Andréia Bandeira, de 19 anos, Loren Capecce, de 17, e Juan Gonçalves Nogueira, 18 anos, conquistaram seus espaços no pódio.

Andréa, que disputa na categoria 70 kg, ficou com a prata. “Foi legal e as adversárias eram muito fortes porque a Argentina apóia muito o esporte. O que mais atrapalhou foi o frio”, afirma. Foi a segunda viagem dela pelo esporte, a primeira internacional. “Espero crescer no boxe e viajar mais e mais”, conta. Loren também exaltou o bom nível das adversárias e afirmou que as brasileiras não fizerem feio. Foram 10 atletas femininas pelo Brasil e 9 trouxeram medalhas para o país. Sobre as estrangeiras, a jovem atleta afirmou: “elas eram muito experientes”.

As duas possuem o incentivo da bolsa atleta e Juan esta em busca desse auxílio. Com a conquista do terceiro lugar na competição internacional, ele já poderá socilitá-lo. Essa foi a primeira viagem dele. “Outras vezes já havia sido convocado, mas em cima da hora não dava pra conseguir visto e passaporte”, afirmou.

Agora Juan está pronto e cheio de vontade de levar o nome e o hino do Brasil mais longe. Para isso ele treina duro de segunda a sexta. “Em época de campeonato até aos sábados e se precisar aos domingos...”, diz entre risos. Desde 2002 no COTP, espaço de formação de atletas da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Juan está mais feliz do que nunca.

De volta para casa, os três foram recebidos pela diretora do COTP e pelo Secretário de Esportes.