Prefeito inaugura Telecentro em Ermelino Matarazzo

Em parceria com a Sociedade Amigos do Parque do Bairro Boturussu, a nova unidade para inclusão digital é o sexto telecentro inaugurado na cidade em 2006.

O prefeito de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (14/6) o Telecentro Boturussu, em Ermelino Matarazzo (zona Leste). É o sexto telecentro entregue à população paulistana neste ano e o décimo desde 2005. "Inclusão social é uma das prioridades da nossa gestão e significa também fazer a inclusão digital. É darmos juntos, o poder público e as entidades que fazem a sua ação nas comunidades, oportunidades para que as crianças e os adolescentes possam ter acesso ao computador e à Internet", afirmou o prefeito.

O Telecentro Boturussu é do tipo administração indireta - em parceria com a Sociedade Amigos do Parque do Bairro Boturussu, que receberá 1,1 mil reais por mês para manter o equipamento, buscar usuários para o telecentro e propor aplicações para o novo espaço de acordo com as demandas locais.

O novo espaço de inclusão digital, que funciona de segunda-feira a sábado, das 9 às 18h, tem capacidade para atender a 4,4 mil pessoas por mês. Começou a funcionar em pré-operação no dia 17 de maio, com mais de 350 usuários cadastrados desde então. As inscrições para os cursos básicos de informática e de Inserção ao Mundo do Trabalho devem ser abertas nos próximos dias. Segundo a supervisora da unidade, Ana Paula Pereira, já há uma lista de espera de aproximadamente 70 pessoas para os cursos.

O imóvel onde funciona a unidade, na rua Rubens Galvão de França, 363, pertence à associação. O Telecentro possui 19 computadores, um servidor, uma impressora a laser, e uma equipe composta por um supervisor de unidade e dois orientadores.

A inauguração do espaço contou ainda com as participações do cônsul geral do Japão em São Paulo, do secretário municipal de Participação e Parceria, do subprefeito de Ermelino Matarazzo e da coordenadora geral de Inclusão Digital da Prefeitura. Durante o evento, um grupo de meninas do projeto Esperança da Sociedade Amigos do Bairro do Parque Boturussu fez uma apresentação de balé para os convidados.

Os Telecentros

O Programa Telecentros integra a política de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo. Entre seus objetivos estão a diminuição das diferenças sociais por meio da inclusão digital; o atendimento a demandas da comunidade (cursos e oficinas); e a introdução do uso do computador e de acesso à rede mundial de computadores em várias regiões da cidade. Já são 140 telecentros da Prefeitura na capital.

Cada Telecentro dispõe em média de 20 computadores, ligados em rede, usados exclusivamente para cursos de informática básica (sistema operacional GNU/Linus e aplicativos de escritório). Em geral, três quartos dos equipamentos são dedicados aos cursos e os restantes ao uso livre. São oferecidas oficinas especiais como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura lançou o Programa de Atendimento à 3ª Idade nos Telecentros, com a inauguração do Portal da 3ª Idade, em parceria com a Associação Cultural Cidadão Brasil. O programa prevê o treinamento de mais de 500 monitores dos telecentros para atenderem adequadamente os idosos.