Secretaria da Saúde distribui 1 milhão de preservativos

Durante a 10ª Parada do Orgulho GLBT, agentes da Secretaria Municipal de Saúde, partir das 11h, dão orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente trasmisssíveis e Aids.

Neste sábado (17/6), técnicos e agentes de prevenção dos serviços municipais especializados em DST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde estarão em pontos estratégicos da avenida Paulista, a partir das 11h, distribuindo preservativos e material educativo durante a 10° Parada do Orgulho GLBT, cujo tema é Homofobia é Crime! Direitos Sexuais são Direitos Humanos. Eles estarão identificados com camisetas pretas com o desnho do o laço, normalmente vermmelho, que simboliza a luta contra a Aids dessa vez nas cores do arco-íris,q eu é símbolo do movimento GLBTT, e a frase Prevenção e Cidadania. Eles darão orientações sobre a Aids, sua prevenção, além de divulgarem os serviços oferecidos pela rede de saúde municipal.

A Parada do Orgulho GLBT da cidade é organizada pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo e tem como objetivo dar visibilidade às categorias sócio-sexuais e fomentar a criação de políticas públicas para homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais. O objetivo da ação da secretaria é reforçar as ações de prevenção, os cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a Aids, o respeito à diversidade e a cidadania e, principalmente, a importância do uso do preservativo entre esta população.

A busca pela livre expressão sexual é um direito de cidadania e a Parada do Orgulho GLBT é um momento festivo, mas, sobretudo, um momento político, cultural e de difusão de informações úteis para promoção da saúde sexual e prevenção das DST/Aids.

Compreendendo a importância desse direito de cidadania, os serviços especializados em DST/Aids, por meio dos agentes de prevenção do Projeto "Cidadania Arco-Íris", desenvolvem ações em campo com homens que fazem sexo com homens (HSH), assim como, a partir deste ano, nos nove Centros de Testagem e Aconselhamento, promoveu debates e oficinas para implantação de políticas públicas específicas para acolhimento e aconselhamento de mulheres que fazem sexo com mulheres (MSM) visando à prevenção das DST.