Prefeito vistoria albergues no início da Operação Frentes Frias

Ao todo, a ''Operação Frentes Frias ou Baixas Temperaturas'' terá 1.350 novas vagas, sendo 1.200 para pessoas adultas e 150 para crianças e adolescentes.

O prefeito de São Paulo vistoriou alguns albergues da cidade, durante a noite desta quinta-feira (15/06), início da "Operação Frentes Frias ou Baixas Temperaturas 2006". O programa vai até o dia 30 de setembro. “Estou acompanhando o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social para ajudar a compreender os problemas existentes e observar onde o poder público, dentro das suas limitações orçamentárias, pode estar mais presente, em especial nessa época de frio”, disse o prefeito.

O primeiro lugar visitado foi o Albergue São Camilo I, localizado no Tatuapé, Zona Leste da Capital. O albergue oferece à população em situação de rua acolhimento, alimentação e higiene pessoal. Os usuários recebem orientação social e curso de informática no período noturno. A casa tem capacidade para atender 300 adultos em situação de rua. A organização responsável pelo albergue é a São Camilo.

Logo em seguida, o prefeito seguiu para a Oficina.Boracea, na Barra Funda, Zona Norte, onde ficam à disposição dos adultos em situação de rua algumas salas de leitura e oficinas profissionalizantes. Ali também é feita a acolhida de idosos e de catadores de materiais recicláveis.

A oficina atende cerca de 650 adultos no albergue, 70 idosos no abrigo especial para idosos e oferece 90 mil refeições por mês e 30 mil cafés da manhã no restaurante local.

As organizações gestoras da oficina são CROPH, Serviço Promocional da Paróquia Santa Cecília, Assistência Social lar Ditoso, SASECOP - Instituto Ligia Jardim e Ação Ética e Cidadania.

Frentes Frias

As secretarias envolvidas na operação são: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria de Coordenação das Subprefeituras; Comissão Municipal da Defesa Civil (COMDEC); Secretaria Municipal de Saúde; Comando da Guarda Civil Metropolitana; Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e CET (Companhia de Engenharia de Trafego).

Ao todo são 1.350 novas vagas, sendo 1.200 para pessoas adultas e 150 para crianças e adolescentes. Os serviços oferecidos pelo projeto são:

- Vagas de acolhida;
- Atendimento social individualizado;
- Encaminhamentos para rede de serviços;
- Atividades sócio-educativas;
- Visitas domiciliares;
- Guarda-volumes;
- Alimentação;
- Higiene pessoal;
- Espaço para lavar e secar roupas de uso pessoal;
- Ofertas de agasalhos, quando necessário.

Acolhimento

Na ocorrência de frentes frias ou de baixas temperaturas (ao atingir o patamar de 13° C ou menos), os servidores das 31 supervisões de Assistência Social, das coordenadorias de Assistência Social, das Subprefeituras e da CAPE (Central de Atendimento Permanente e de Emergência) ficam disponíveis 24 horas, para garantir o acolhimento às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de rua.