Prefeito visita Clube da Comunidade na região de Cidade Ademar

O CDC Parque Dorotéia é um dos 22 Clubes da Comunidade da Zona Sul e um dos quatro da região de Cidade Ademar que passaram por reformas desde 2005.

O prefeito de São Paulo visitou, nesta sexta-feira (16/06), o Clube Desportivo da Comunidade Parque Dorotéia, na região de Cidade Ademar (Zona Sul), onde a Prefeitura investiu cerca de R$ 23 mil para restaurar o espaço de lazer e esportivo voltado à comunidade. “Este Clube é fruto não apenas do trabalho da Prefeitura, mas, principalmente do envolvimento e do carinho da comunidade por este espaço”, disse o prefeito.

“A Prefeitura continuará investindo no esporte, em atividades para a molecada, porque esse é o caminho para criarmos o país do amanhã”, acrescentou.

As obras de reforma do CDC duraram três meses - de dezembro de 2005 a janeiro deste ano - e incluíram: pintura geral; substituição das luminárias internas, das traves e dos postes da quadra poliesportiva; instalação de playground; pintura da quadra poliesportiva; troca das portas e dos vasos sanitários dos vestiários; e reestruturação da iluminação do campo de futebol, com o acréscimo de oito luminárias e reforço do quadro de energia.

O CDC Parque Dorotéia é um dos 22 Clubes da Comunidade da Zona Sul e um dos quatro da região de Cidade Ademar que passaram por reformas desde o ano passado.

O Clube, que recebe um público de aproximadamente 3.000 pessoas por semana, oferece escolinha de futebol, caminhadas matutinas, quadra de bocha e palestras diversas com médicos da Unidade Básica de Saúde Parque Dorotéia. A unidade também disponibiliza seus espaços para jogos de futebol ao finais de semana com os times do bairro, para os Jogos da Cidade, e para reuniões da comunidade.

O CDC Parque Dorotéia foi criado em 1987, por iniciativa dos moradores do Parque Dorotéia, que se organizaram para a construir e constituir o equipamento em terreno pertencente à Prefeitura de São Paulo. Anteriormente, o terreno foi utilizado como área de despejo de lixo e entulho.

Recuperação de clubes

Em 2005, a administração municipal investiu R$ 3,7 milhões na reforma de 78 Clubes da Comunidade, em áreas pertencentes a todas as Subprefeituras. As reformas abrangeram, principalmente, o cercamento dos campos e das quadras, a manutenção do piso das canchas de bocha, a reforma das áreas cobertas e dos vestiários, a instalação de playground, a construção de muro de fechamento, e pintura.

Além da recuperação estrutural desses equipamentos esportivos, a Prefeitura regulamentou a Lei 13.718/2004, que dispõe sobre a organização dos Clubes da Comunidade. O Decreto 46.425, de 4 de outubro de 2005, permitiu uma melhoria significativa na gestão dos Clubes da Comunidade, uma vez que foi definido o papel de fiscalização das Subprefeituras e as atribuições da Secretaria Municipal de Esportes na coordenação dos assuntos de natureza esportiva dos CDM´s.