Limpurb orienta munícipes na remoção de entulho

Em 2005, a Secretaria de Serviços apreendeu mais de 630 caçambas em situação irregular estacionadas em vias públicas. Este ano, de janeiro até maio, cerca de 300 caçambas foram recolhidas e 750 multas aplicadas.

A Secretaria de Serviços, por meio do Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb), inicia um trabalho de conscientização da população para a remoção de resíduos provenientes da construção civil na cidade de São Paulo. Um milhão de panfletos com orientações de como proceder na contratação de empresas de caçambas legalizadas já estão sendo distribuídos.

O objetivo é alertar a população quanto à importância de procurar as empresas devidamente cadastradas junto ao Limpurb, pois a legislação aplicável ao serviço atribui a responsabilidade pela coleta e destinação de resíduos sólidos inertes tanto às transportadoras como aos contratantes. Em 2005, a Secretaria de Serviços apreendeu mais de 630 caçambas em situação irregular estacionadas em vias públicas. Este ano, de janeiro até maio, cerca de 300 caçambas foram recolhidas e 750 multas aplicadas. Os valores das multas variam de R$ 250 a R$ 1.200, dependendo da infração. As pessoas que contratarem empresas clandestinas correm o risco de arcar com estas despesas.

Em parceria com o Sindicato das Empresas Removedoras do Estado de São Paulo (Sieresp) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon), o Limpurb destinou 500 mil panfletos para distribuição nas grandes redes de materiais de construção. Os demais exemplares estão disponíveis para a população nas Praças de Atendimento das 31 Subprefeituras do Município. A relação das empresas cadastradas poderá ser encontrada no site do Limpurb. Outras informações, sugestões ou denúncias podem ser feitas pelo e-mail limpurb@sac.prodam.sp.gov.br ou pelos telefones do "Alô Limpeza": 3229-4858 ou 3229-3666.