Pesquisa traça perfil do público dos jogos da Copa no Vale do Anhangabaú

Coordenada pela SP Turis, pesquisa mostra que a maioria é masculina, gosta de rock, mora na Zona Leste da capital e pretende ver os jogos na companhia dos amigos.

A São Paulo Turismo (SP Turis), por meio de sua Coordenadoria de Pesquisa e Estatística, realizou uma enquete para conhecer o perfil do público potencial do evento "Torcida Brasil no Vale do Anhangabaú", realizado pela Playcorp com apoio da Prefeitura da Cidade, por meio das secretarias de Coordenação de Subprefeituras, de Esporte e Lazer e São Paulo Turismo.

Para a pesquisa, foram aplicados 512 formulários no Centro da cidade e avenida Paulista e arredores, na semana de início do evento, que começou dia 9 de junho. No domingo (18/06), mais um jogo do Brasil vestiu novamente o Vale do Anhangabaú de verde e amarelo. No primeiro jogo do Brasil, no dia 13, o local recebeu cerca de 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar.

Algumas constatações da enquete foram, por exemplo, que a maior parte dos pesquisados (57,78%) pretende assistir somente os jogos do Brasil; tem o rock como estilo musical preferido (27,15%); intenciona ver os jogos ao lado dos amigos (50,93%); mora na zona leste da capital (29,46%); trabalha no Centro (34,91%) e tem entre 19 e 24 anos (29,33%). O público masculino é predominante (63,11%), contra 36,89% do feminino.

No Vale, há um grande telão (56 m²) montado numa arena aberta ao público. Entre as atrações paralelas, com patrocínio da Ambev, estão shows (o palco tem 300 m²) com artistas como Zeca Pagodinho, Cidade Negra e Lulu Santos, além da exposição "Deuses e Semideuses do Futebol Brasileiro - a Ginga Canonizada" e uma quadra de futebol society.

"Buscamos apoiar uma alternativa de qualidade para os moradores da Capital que, assim, não precisam se preocupar com trânsito e deslocamentos nos dias de jogos do Mundial e ainda podem aproveitar shows de grandes artistas", diz o presidente da SP Turis, Caio Luiz de Carvalho, que ressalta também que a realização do evento é um meio de desestimular comemorações na avenida Paulista, que estão vetadas.

Detalhes da pesquisa

- 57,27% do público pesquisado no Centro pretendem ir ao evento;
- 33,9% do público pesquisado na região da Paulista pretendem ir ao evento;

Jogos que pretendem ver no Anhangabaú:

Somente os do Brasil - 57,78%
Todos os jogos - 34,67%
Só os shows musicais - 7,56%

Estilo musical que preferem no evento:

Rock - 27,15%
MPB - 20,36%
Samba - 13,57%
Pagode - 12,67%
Pop - 8,6%
Outros - 17,65%

Companhia durante o evento:

Amigos - 50,93%
Familiares - 23,83%
Companheiro (a) - 13,55%
Sozinho - 11,68%

Procedência:

Zona Leste - 29,46%
Zona Sul - 23,21%
Zona Norte - 15,63%
Zona Oeste - 5,8%
Centro - 11,61%
Interior de SP - 2,23%
Região metropolitana - 12,05%

Gênero:

Masculino - 60,11%
Feminino - 36,89%

Do público economicamente ativo que pretende participar, qual o local de trabalho:

Centro - 34,91%
Paulista - 18,93%
Zona Sul - 13,61%
Zona Leste - 4,73%
Zona Norte - 4,14%
Zona Oeste - 1,18%
Região metropolitana - 4,14%

Faixas etárias predominantes no público que pretende ir ao evento:

19 a 24 anos - 29,33%
25 a 30 anos - 18,67%
16 a 18 anos - 14,22%