Prefeitura inaugura duas novas escolas na região de São Mateus

A EMEI Gleba São Francisco II e o CEI São Francisco, inaugurados nesta segunda-feira (19/06), representam mais 600 vagas de educação e qualidade de atendimento garantida por um ou dois turnos escolares.

O prefeito de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (19/06) duas escolas em São Mateus, na Zona Leste da cidade. “Desde o primeiro momento desta gestão deixamos claro que a manutenção das instalações existentes e a construção de novos prédios na área de Educação são prioridades para que possamos superar a questão dos três turnos nas escolas”, afirmou o prefeito.

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Gleba São Francisco II abriu na região de São Mateus mais 450 novas vagas para alunos de 4 a 6 anos de idade, e o Centro de Educação Infantil (CEI) São Francisco, mais 150 vagas para crianças de zero a 4 anos. As escolas inauguradas já estão dentro da meta perseguida pelo atual governo municipal no tocante aos turnos: a EMEI Gleba São Francisco II funcionará apenas com dois turnos e a creche - conveniada com a entidade Grupo Assistencial e Promocional São Januário - atenderá suas crianças em um turno único de 12 horas.

A EMEI Gleba São Francisco II começou a funcionar na última sexta-feira (16). A escola possui 896 m² de área construída, com sete salas de aula, uma brinquedoteca e uma sala de informática, além de um jardim com playground e quiosque equipado de lousa e banquinhos para o desenvolvimento de atividades ao ar livre. A equipe da EMEI conta com 16 funcionários, sendo 14 professores.

O CEI Gleba São Francisco II entrou em funcionamento nesta segunda-feira. Das 150 crianças que serão atendidas na unidade, 48 são bebês de até dois anos, que exigem cuidados de berçário.

A escola possui sete salas de aula e uma sala de artes, dispostas em 620 m² de área construída, e atende alunos de berçário 1 e 2, de mini-grupo (de 2 a 3 anos), e de 1º estágio (de 3 a 4 anos).

A equipe da escola, composta por 27 funcionários, é gerenciada pela entidade conveniada, que também é responsável pela manutenção da estrutura física da unidade. À Secretaria Municipal da Educação cabe fornecer o prédio, o mobiliário e a merenda.

As escolas foram construídas pelo Departamento de Edificações (EDIF) da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Obras em um terreno único, localizado na rua Elsa Moranti. As obras das escolas tiveram início em abril de 2004, mas foram paralisadas no mesmo ano. Retomadas em 2005, as obras foram finalizadas em março deste ano. Os investimentos da Prefeitura para a construção das duas escolas foram da ordem de aproximadamente R$ 3 milhões.

Mais vagas

Até junho de 2006, a atual gestão inaugurou, além dos prédios de alvenaria de escolas de lata, 12 novas escolas (4 CEIs, 6 EMEIs e 2 EMEFs), que geraram cerca de 9 mil novas vagas na rede municipal de ensino. Até o final deste ano, a previsão é entregar mais 32 novas escolas, e, assim, abrir mais outras 20.880 vagas de ensino.