Secretaria de Saúde promove práticas corporais e meditativas

Um dos maiores programas do tipo no mundo visa implementar a qualidade de vida e está disponível em 70% das UBSs da cidade.

A Secretaria Municipal da Saúde desenvolve em 70% de suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) atividades de promoção da saúde através das medicinas tradicionais e práticas corporais, que incluem acupuntura, homeopatia, exercícios como e meditação. O programa do município é considerado o segundo maior entre os países ocidentais, levando-se em conta a abrangência populacional e diversidades de práticas. Cerca de 200 mil pessoas são beneficiadas por uma ou mais das práticas realizadas nas UBS.

Segundo Tazue Hara Branquinho, Coordenadora da Área Temática da Medicina Tradicional Chinesa, ao adotarem as práticas corporais e os tratamentos de acupuntura e homeopatia, os usuários das UBS que sofrem de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e quadros de dor, passam a ter melhor qualidade de vida. "Ao iniciar o tratamento, o usuários observa, em pouco tempo, a melhora significativa de sua saúde e passa a adquirir novos hábitos como alimentação mais saudável e prática de atividade física. Este programa é importante para a saúde pública porque tem alto impacto na saúde do munícipe e baixo custo orçamentário", afirma ela.

Para difundir o serviço e ampliar o número de adesão da população, a SMS tem parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, e nos finais de semana promove atividades corporais em 14 parques da cidade. O objetivo da SMS é estabelecer parcerias com outras secretarias e atingir um milhão de atendimentos por mês. O programa de práticas corporais e meditativas é de responsabilidade da Área Técnica das Medicinas Tradicionais e Práticas Complementares em Saúde, que é vinculada a Codepps-Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.

Para saber quais UBSs oferecem os serviços, basta procurar a unidade de saúde mais próxima do local de residência. Abaixo os endereços dos parques onde são realizadas as práticas corporais:


Pq. São Domingos: r. Pedro Sernagiotti, 125 – Pirituba
Pq. Rodrigo de Gáspere: av. Miguel de Castro, 321 - Pirituba
Pq. Anhanguera: r. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 - Km 24,5 da Via Anhanguera
Pq. Chácara das Flores: Estrada Dom João Neri, 3551 - Guaianases
Pq. Santa Amélia: r. Timóteo Correia de Góes, 30
Parque Chico Mendes: r. Cembira, 1202 - Vila Curuçá
Paque Raul Seixas: r. Murmúrios da Tarde, 211 - Itaquera
Pq. do Carmo: av. Afonso de Sampaio de Souza, 951 - Itaquera
Pq. Santo Dias: estrada de Itapecerica, km 23
Pq. da Aclimação: r. Muniz de Souza, 1119 - Aclimação
Pq. Buenos Aires: av. Angélica, s/n - Higienópolis
Pq. Previdência: r. Pedro Peccinini, 88 - Jardim Ademar
Pq. Ibirapuera: av. Pedro Alvares Cabral, s/n - Vila Mariana
Pq. da Independência: av. Nazaré, s/n - Ipiranga