Site do programa Passeio Livre ganha reformulação

No novo site estão informações sobre o Decreto 45.904/05, que trata da padronização, estabelece as normas de acessibilidade, medidas e materiais adequados, além da possibilidade de cooperação da iniciativa privada na reconstrução dos passeios.

Para orientar a população quanto às regras e a melhor forma de executar as calçadas de São Paulo, o site da Prefeitura de São Paulo recebe, reformulada, a página do programa Passeio Livre, que pode ser acessado clicando na parte inferior do portal.

No novo site estão disponíveis informações sobre o Decreto 45.904/05, que trata da padronização, estabelece as normas de acessibilidade, as medidas e os materiais adequados às calçadas novas, além da possibilidade de cooperação da iniciativa privada na reconstrução dos passeios, possibilitando a fixação de mensagem indicativa na calçada (confira no link "Adote uma Calçada").

De forma bastante didática, é possível obter as informações necessárias para executar a reforma da calçada. No link “Por onde começar”, é possível conferir, ilustradas por fotos, cada uma das etapas da construção e os diferentes tipos de materiais permitidos para a reforma - este é um detalhe de extrema importância a ser observado, pois pode variar de acordo com a região da cidade.

Programa

O programa Passeio Livre objetiva a recuperação das calçadas do município, com a implementação de um novo conceito de passeio público: calçadas padronizadas, com o mobiliário urbano organizado e utilizando material que melhore a drenagem, essencial numa cidade com tantos problemas relacionados a enchentes.

Além disso, a adequação dos passeios garante a sua função principal: a livre circulação de pedestres, incluindo pessoas com deficiência, gestantes, idosos, facilitando também o transporte de carrinhos de bebê, de compras e malas sobre rodinhas.

Mais informações

Estas e outras informações sobre o programa estão disponíveis no novo site do Passeio Livre www.prefeitura.sp.gov.br/passeiolivre.