Prefeito inaugura Núcleos Sócio-Educativos no Tatuapé

Convênio assinado nesta quinta-feira (22/06) entre a Prefeitura e a entidade Lar Sírio Pró-Infância beneficiará 120 crianças e jovens da região da Mooca em condições de alta vulnerabilidade social.

O prefeito de São Paulo inaugurou, nesta quinta-feira (22/06), dois Núcleos Sócio-Educativos no Lar Sírio, entidade que há 83 anos presta serviços educativos e de acolhimento a órfãos e que agora passa a ser parceira da Prefeitura no atendimento a 120 crianças em condições de alta vulnerabilidade social.

“É a primeira oportunidade de uma parceria do poder público com o Lar Sírio, uma instituição renomada não apenas na região da Mooca, mas em toda a cidade de São Paulo, e, além de consolidar este convênio hoje, esperamos ampliá-lo”, afirmou o prefeito após o evento na sede da entidade, localizada no bairro do Tatuapé (Zona Leste).

O convênio entre a Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) - e o Lar Sírio Pró-Infância assinado nesta quinta-feira prevê o repasse mensal de cerca de R$ 10 mil à instituição para a realização de atividades educativas e de lazer no contra-turno escolar das crianças e jovens beneficiados, todos moradores da região.

Aulas de judô, de dança, de informática e coral são algumas das atividades que serão oferecidas às turmas do período da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 17h). O Núcleo Sócio-Educativo I atenderá a crianças de 6 a 12 anos de idade, e o Núcleo II, a jovens de 12 a 15 anos.

“A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social já conseguiu retirar quase dois mil jovens das ruas em um curto espaço de tempo, e avançaremos ainda mais, porque desde o primeiro dia desta gestão foi determinado que o social, ao lado da saúde e da educação, seria o nosso carro-chefe”, destacou o prefeito.

Na área pertencente à Subprefeitura da Mooca, a SMADS já oferece 30 diferentes tipos de serviços, que, no total, atendem aproximadamente 6.800 pessoas por dia. Além dos Núcleos Sócio-Educativos para Crianças e dos Núcleos Sócio-Educativos para Adolescentes e Jovens, a Secretaria dispõe de Abrigos e Casa de Acolhida para crianças e adolescentes; Abrigo Especial para Mulheres; Albergues; Abrigo para Adultos sob Cuidados Especiais; Núcleos de Serviços com Albergue; Núcleos de Convivência para Idosos; Núcleos de Apoio à Habilitação e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiências; e Serviço de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico a Crianças, Adolescentes, Jovens e Famílias em Situação de Risco.

Lar Sírio

Em 1923, sírios e libaneses radicados no Brasil fundaram o Orfanato Sírio com o objetivo inicial de dar abrigo e educação a órfãos da comunidade árabe. Com o tempo, as instalações foram ampliadas e, com isso, cresceu o número de vagas e o atendimento foi aberto a crianças carentes em geral. O nome da entidade foi alterado diversas vezes até a denominação atual de Lar Sírio Pró-Infância.

Instalado no bairro do Tatuapé, em um terreno de 25 mil m², a instituição possui um corpo técnico de 50 profissionais, mais de 20 voluntários e cerca de 40 outros servidores.

A idade mínima para a admissão é de 4 anos e a idade máxima para o desligamento é de 17 anos e 11 meses. As crianças e jovens abrigados pela entidade contam, dentro da unidade, com suporte e atendimento psicoterápico, e serviços de saúde básicos (enfermagem e pediatria) e especializados (odontologia, ortodontia, fonoaudiologia).

O Lar Sírio situa-se na rua Serra de Bragança, n° 1086, no bairro do Tatuapé.