Os "arraiás" tomam conta dos CEUs

O próximo sábado (24/06) será dia de festa em vários CEUs da cidade. Confira e programe-se para participar.

No próximo sábado (24/06), dia de São João, onze dos 21 Centros Educacionais Unificados (CEU) vão se enfeitar com bandeirinhas para fazer a sua festa junina. Será dia de desfilar com os tradicionais chapéus de palha, botas, bigode e costeletas falsos, vestidos de renda, marias-chiquinhas e ruge no rosto. Depois, é escolher a unidade de sua preferência e saborear as comidas típicas como pé-de-moleque, canjica, cuzcuz e bolos.

Os CEUs abertos a alunos, professores, funcionários e comunidade para o arraial são Paz, Cidade Dutra, Navegantes, Inácio Monteiro, Parque São Carlos, Rosa da China, São Mateus, Pêra Marmelo, São Rafael, Meninos e Casa Blanca.

Julho e agosto

A programação não pára por aí. Nos CEUs Vila Atlântica, Jambeiro e Aricanduva, alunos e comunidade festejarão em 1º de julho. Durante todo o dia, os visitantes vão se deliciar com os pratos típicos oferecidos por várias barracas a cargo das escolas, das APMs e da comunidade. Já o arraial do CEU Parque Veredas está marcado para o dia 8 de julho.

No Campo Limpo, a data escolhida foi 12 de agosto. A idéia da direção é fazer uma festa no estilo caipira, resgatando o folclore regional. "Queremos aproveitar para dar aos alunos um histórico dos costumes do interior do estado", diz Jurema Alves Batista, coordenadora de Ação Cultural.

Os CEUs Curuçá, Perus, Butantã, Alvarenga e Três Lagos fizeram sua festa na segunda semana de junho. O São Rafael comemorou também na terceira semana.

Um pouco de história junina

No dia 12/6, a arte-educadora Nice Lopes reuniu a criançada do CEU Meninos e da Escola Estadual Tancredo Neves para um evento muito especial: contar um pouco a história dos santos do mês de junho, Santo Antônio, São João e São Pedro. O encontro, que reuniu cerca de 500 pessoas, aconteceu na biblioteca Waly Salomão. Depois, a música caipira rolou solta e a meninada improvisou uma quadrilha junto com seus professores. Todos receberam como brindes gibis e pirulitos.