Secretarias implantam bibliotecas e brinquedoteca em albergue

A instalação de uma biblioteca e brinquedoteca no albergue Ueze Zahram, no Canindé, vai incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros para os moradores em situação de rua.

Para incentivar a leitura por prazer e facilitar o acesso aos livros para os moradores em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do programa São Paulo: um Estado de Leitores, inauguram nesta segunda-feira (26/06), às 14h, uma biblioteca e uma brinquedoteca no albergue Ueze Zahram (rua Comendador Nestor Pereira, 75 - Canindé). Na ocasião, será assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura e o Estado. A sala de leitura e a de brinquedos vão funcionar das 14h às 20h.

No mesmo evento será inaugurada uma brinquedoteca, equipada com mesas, brinquedos, jogos e livros, para dez crianças que vivem no local acompanhadas das mães. O albergue Ueze Zahram cedeu uma sala que, após a pintura, os reparos e a decoração, está pronta para receber as crianças até 12 anos. “A brinquedoteca é um espaço onde elas terão diferentes oportunidades para exercer o direito de brincar, favorecendo seu desenvolvimento cultural, resgate e valorização de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas”, ressalta o secretário da SMADS.

A parceria, entre Prefeitura e Estado, tem como objetivo aumentar o número de leitores na cidade, principalmente entre os moradores em situação de rua, e despertar neles a inspiração, a curiosidade e a identidade através da leitura. “A população mais vulnerável não tem acesso a livros e espaços de leitura. A intenção é ampliar este projeto para outros equipamentos da rede de proteção social da secretaria”, acrescenta o secretário da SMADS, que comenta ainda que outra biblioteca será aberta, no mês de julho, no albergue Cirineu.

Livros de auto-ajuda, grandes clássicos da literatura brasileira e estrangeira, enciclopédias história e romance foram doados pela Secretaria de Estado da Cultura, mas a população também contribuiu com doações de exemplares. Ao todo são mais de 2 mil livros no acervo de cada uma das bibliotecas.

De acordo com José Luiz Goldfarb, coordenador do programa "São Paulo: Um Estado de Leitores", a parceria prevê também a capacitação de um funcionário de cada uma das bibliotecas e atividades de estímulo à leitura por parte da Secretaria do Estado de Cultura. “Acreditamos que a leitura é uma possibilidade de desenvolvimento e inclusão social”, comenta Goldfarb.

Serviço

Inauguração da biblioteca e brinquedoteca no albergue Ueze Zaharam
Data: 26 de junho
Horário: 14h
Endereço: rua Comendador Nestor Pereira, 75 - Canindé