São Paulo é campeão do Seletivo de Beisebol Interclubes

O torneio preparatório para o Pan-americano do esporte contou com a participação das quatro melhores equipes do país.

O Mie Nishi, estádio de beisebol administrado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, assistiu duas vitórias do time de beisebol do São Paulo no fim de semana. Com os resultados, a equipe sagrou-se campeã do Torneio Seletivo de Beisebol Interclubes Adulto. A competição, disputada entre as quatro melhores equipes do esporte no país, ajuda o técnico da seleção brasileira, Mitsuyoshi Sato, a escolher o time que defenderá o país no Pan-americano de Beisebol de Cuba, nos meses de agosto e setembro.

No sábado (24/6), o São Paulo classificou-se para a disputa do título, derrotando o Nippon Blue Jays por 2 a 1. Na outra partida, o Dragons garantiu a segunda posição e o seu lugar na final ao vencer o Guarulhos por 14 a 4. No domingo (25/6), o time guarulhense voltou a perder, na decisão de 3° lugar, deu Nippon Blue Jays, 7 a 3.

O São Paulo conseguiu o título de forma invicta. Foram três vitórias. Na final, disputada na manhã de domingo, o time conseguiu a vitória mais apertada de todas. A equipe derrotou o Dragons por 6 a 5.

O técnico da seleção brasileira de beisebol, Mitsuyoshi Sato, achou válida a realização da seletiva. “Temos bons times aqui. Temos que trabalhar sério. Se fizermos isso, alcançaremos em breve um bom trabalho”, afirma. Trabalhando na seleção brasileira há mais de 20 anos, ele acha que a principal dificuldade de formar o time nacional está na liberação dos atletas. “Os principais jogadores estão no exterior, principalmente nos Estados Unidos. É difícil para serem liberados. Quando conseguirmos uma política que nos libere os atletas do exterior, teremos um time mais forte e competitivo”, completa.

Jorge Machado Ajuz, representante do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) também estava no Mie Nishi. Ele veio do Rio de Janeiro especialmente para acompanhar a seletiva. “Estamos aqui para ver o que a modalidade precisa, para apoiar tanto na estrutura quanto no financeiro. Daqui sairão cinco atletas para o mundial, dois para o pré-olímpico e sete para o Pan-Rio”, afirma Ajuz.

O primeiro teste destes escolhidos será o Pan-americano de Beisebol em Cuba, no segundo semestre. “A lista de convocados que disputará o Pan deve sair no meio desta semana, até quarta-feira no máximo” diz Carlos Suguimoto, diretor técnico da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol.

Mie Nishi faz aniversário

O Torneio Seletivo de Beisebol Interclubes Adulto foi disputado na semana de aniversário do Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi. Localizado no bairro do Bom Retiro, o Mie Nishi foi inaugurado em 21 de junho de 1958, em comemoração aos cinqüenta anos da imigração japonesa no Brasil. Referência no esporte, o estádio é o único local público no Brasil a oferecer beisebol, softbol, gateball e sumô.

São 48 anos de existência, sediando jogos e competições importantes, atendendo as categorias universitárias, profissionais, amadoras e veteranas destes esportes. Entre outros torneios de grande porte, o Mie Nishi já foi palco dos Jogos Pan-Americanos de 1963 e do primeiro Sul-Americano de Beisebol profissional adulto realizado no continente, no ano passado.