Prefeito visita Centro da Juventude da Vila Nova Cachoerinha

Construído pela Siurb através do Departamento de Edificações (Edif), a obra que levou cerca de sete meses para ser concluída, valor de R$ 7,6 milhões, e está em funcionamento desde março deste ano.

O prefeito de São Paulo visitou, nesta terça-feira (27/06), o Centro da Juventude da Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte. O espaço foi construído a partir do esqueleto de uma obra da administração Jânio Quadros, de 1987, cujo projeto original era um sacolão.

A obra ficou paralisada até agosto de 2005, quando a Prefeitura estudou nova utilização para a área - que estava com fundações, segundo subsolo, primeiro subsolo e início do piso térreo com estrutura erguida. Com as mudanças no projeto, o segundo subsolo que não tinha utilidade ganhou mais um ambiente com 1.198m²; o primeiro subsolo tem 2.850m²; o mezanino, 1.262m²; e o térreo tem área total de 7.350m².

Foi firmado um acordo com a Secretaria de Participação e Parceria, que desenvolveu a temática do projeto que apresenta espaços de estúdio de gravação, oficinas, núcleo multimídia, rádio comunitária, espaços para exposição, telecentro, cabines acústicas, bibliotecas, gibiteca, videoteca, home theater, estúdio de digitação, teatro e anfiteatro.

Todas as salas já estão em funcionamento, e sua programação é extensa: vai desde RPG, cinema, yoga, meio ambiente e documentários até os jogos da Copa. Existe também um espaço de internet livre, com 14 computadores para uso livre na internet, mais 12 computadores para uso como pesquisa/trabalhos de escola, e oito computadores para uso do Laboratório de Línguas, onde o aluno agenda seus horários e utiliza o material autodidático para aprender o idioma que quiser - são mais de 10 opções, entre japonês, chinês, polonês, inglês, espanhol, entre outros.

Há ainda a biblioteca, que conta com uma ótima coleção de quadrinhos e mangás (quadrinhos no estilo japonês).

O Centro da Juventude funciona de terça a domingo. No período da Copa está aberto das 10h às 18h, e após os jogos volta a funcionar no horário normal que é 10h às 22h. O centro é destinado principalmente a jovens de faixa etária entre 17 e 29 anos, mas todos poderão utilizar o espaço.

Mais informações pelo telefone 3984-2466 ou acessar pelo site do Centro da Juventude.