Escola da Aclimação vai às oitavas da Taça da Cidade

Campeão na região Centro/Norte, categoria infantil, o time da Escola de Futebol da Aclimação treina no Estádio Municipal Jack Marin, que há 32 anos é um centro municipal de formação de atletas.

A Escola de Futebol da Aclimação, cujas aulas são ministradas dentro do Estádio Municipal Jack Marin, acaba de se tornar campeã da Taça Cidade de São Paulo, região Centro/Norte, categoria infantil. Foram cinco jogos, quatro vitórias e um empate. Com o título, o time invicto se classificou para as oitavas-de-final do campeonato.

“No nosso time não temos ninguém que desequilibra. Nós temos um espírito coletivo”, responde o técnico Munif Matar Ogel. Coordenando os trabalhos com os garotos há mais de 25 anos, o professor Munif já viu passar pelos campos do Jack Marin craques como Leandro (ex-jogador da Portuguesa e São Paulo) e Paulo Sérgio, que fez sucesso no Corinthians na década de 90, chegando a jogar em clubes europeus importantes, como Roma e Bayern Leverkusen. O técnico acha que a estrutura no Jack Marin é boa para se trabalhar: “O material é bom, temos uma participação direta da direção e da Secretaria (Municipal de Esportes, Lazer e Recreação - SEME). Mas é claro que gostar do que se faz sempre ajuda também. Muita coisa não seria feita se a gente realmente não gostasse do trabalho que é feito aqui”, complementa.

“O trabalho no Jack Marin não visa só transformar o garoto em jogador de futebol. É um trabalho de coração, um trabalho social que visa principalmente transforma-lo em cidadão”, explica João Gilberto Pantaleo, assistente da direção do estádio. Fundada em 25 de outubro de 1974, o Jack Marin sempre se caracterizou por este trabalho diferenciado dentro da SEME, além de ser a primeira escola de futebol municipal do Brasil e da América Latina.

Todo o esforço feito em quase 32 anos de trabalho tem gerado resultados importantes. Os cursos gratuitos de futebol oferecidos para crianças e jovens agora são modelo de educação esportiva para o mundo inteiro. O canal esportivo X-Sports da Coréia do Sul está produzindo um documentário, falando sobre o sistema educacional de futebol amador em quatro países. No Brasil, o Jack Marin é o modelo escolhido. “O mais legal é que o nosso trabalho atinge todas as classes sociais. Desde a mais alta até a mais baixa. A gente fica no meio da Aclimação, uma região nobre, mas ao mesmo tempo, descendo a rua, já tem a classe mais baixa”, explica João. “Além disso, a maioria dos funcionários já está há muito tempo aqui. Isto ajuda a dar uma unidade para a equipe”, completa.

Muito além do futebol

Além dos cursos gratuitos do futebol, o complexo esportivo do Estádio Municipal Jack Marin também oferece outras atividades. Vôlei, futebol feminino, ginástica e yoga também podem ser praticados dentro da unidade. “Todos os eventos ligados a SEME, como a Taça Cidade de São Paulo e os Jogos da Cidade, acontecem aqui no Estádio”, afirma João.

O Jack Marin conta com uma equipe multi-profissional para atender a esta demanda. Professores de educação física, ex-atletas de futebol, médicos e psicólogos atendem cerca de seiscentos alunos, em um projeto que atende várias regiões do município. Além do bairro da Aclimação, região onde está situado o Estádio, Liberdade, Vila Mariana, Paraíso, Cambuci, Centro e Ipiranga também fazem parte da área de abrangência. “Tem garotos que vêm de longe também. Até de Sapopemba, outros locais da zona leste. Às vezes, até de outros municípios”, revela João.

Para atender tanta gente de tanto lugar diferente, só mesmo com uma boa estrutura física. O Jack Marin possui um campo de futebol, duas quadras poli esportivas, vestiários, refeitório e outras salas de atendimento utilizadas para as demais atividades.