Taipas ganha telecentro para atender a mais de 4 mil pessoas por mês

O Telecentro Alegria de Viver, em pré-funcionamento desde o dia 15 de maio, é a oitava unidade entregue pela Prefeitura de São Paulo em 2006 e a décima segunda desde 2005, num total de 142 telecentros na cidade.

O prefeito de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (30/06), em Taipas (Zona Norte), o Telecentro Alegria de Viver, em parceira com a Associação de Assistência Social Alegria de Viver. “Este é um telecentro que tem capacidade para atender 4.400 pessoas por mês, numa região com carência de atendimento nessa área, e é muito bom ter essa entidade parceira, a Alegria de Viver, preparada e motivada para desempenhar esse trabalho”, destacou o prefeito.

O telecentro inaugurado, em pré-funcionamento desde o dia 15 de maio, é a oitava unidade entregue pela Prefeitura de São Paulo em 2006 e a décima segunda desde 2005, num total de 142 telecentros na cidade.

A exemplo das demais unidades em parceria com entidades sociais, o Telecentro Alegria de Viver será mantido pela Associação, que cede o seu espaço físico e recebe uma verba da Prefeitura de aproximadamente R$ 1,1 mil por mês. O objetivo do convênio é também entregar para a entidade a incumbência de otimizar o funcionamento da unidade, trazendo mais usuários e propondo atividades de acordo com as demandas locais.

Por estar próximo a escolas, o telecentro de Taipas recebe muitas crianças, principalmente no período da manhã. “Estávamos precisando de uma coisa como essa, pois não sabíamos nem como dar atenção para as crianças quando elas entravam aqui. Agora, elas já estão mudando, tendo um comportamento diferente, e daqui alguns anos teremos crianças preparadas, descobrindo os seus talentos”, comemora Francisca Maria Cosme Ferreira, de 49 anos, voluntária da Associação Alegria de Viver, cujo foco, curiosamente, é a terceira idade.

“No mundo de hoje, se a gente não acompanhar a tecnologia fica para trás”, pondera dona Francisca, que pretende aprender os passos básicos da computação e da Internet para poder acompanhar os filhos. “Aquilo que não consegui nesses 49 anos, quero conseguir agora, porque nunca é tarde para a gente sonhar”, acrescenta.

Os Telecentros

O Programa Telecentros integra a política de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo. Entre seus objetivos estão a diminuição das diferenças sociais por meio da inclusão digital; o atendimento a demandas da comunidade (cursos e oficinas); e a introdução do uso do computador e de acesso à rede mundial de computadores em várias regiões da cidade.

Cada telecentro dispõe em média de 20 computadores, ligados em rede, utilizados para cursos de informática básica (sistema operacional GNU/Linus e aplicativos de escritório). Em geral, três quartos dos equipamentos são dedicados aos cursos e os restantes ao uso livre. Os telecentros oferecem também oficinas especiais como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental.

Os equipamentos de inclusão digital operam em três modalidades: administração direta, convênios com entidades da sociedade, e instalação em Centros Educacionais Unificados (CEUs). A decisão para a escolha dos locais de instalação considera as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

Na atual gestão, foram entregues, além do Telecentro Alegria de Viver, os Telecentros Boturussu, Vila Progresso, Casa Pintada, Tide Setúbal, Belém e Parque Savoy, na Zona Leste; Afonso Schmidt, na Zona Norte; Vista Linda, na Zona Oeste; Natália Rosemburgo e Vale das Virtudes, na Zona Sul; e AME, na região central da cidade. Também foram reinaugurados os Telecentros Cidade Tiradentes, na Zona Leste, e Jardim Rubilene, na Zona Sul, cujos equipamentos foram roubados em 2005.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura lançou o Programa de Atendimento à 3ª Idade nos Telecentros, com a inauguração do Portal da 3ª Idade (www.portalterceiraidade.org.br), em parceria com a Associação Cultural Cidadão Brasil. O programa prevê o treinamento de mais de 500 monitores dos telecentros para atenderem adequadamente os idosos.

O Telecentro Alegria de Viver fica na rua Morro de São Sebastião, nº 131, no bairro Parque Taipas. O horário de atendimento é de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.