Centro Olímpico realiza intercâmbio de luta olímpica

O centro da Secretaria de Esportes trouxe atletas dos EUA, país com maior número de medalhas olímpicas no esporte, para a troca de cultura e experiência com os lutadores brasileiros.

Na manhã da última sexta-feira (30/6) foi realizado uma seção de intercâmbio de luta olímpica entre brasileiros e norte-americanos e ele terminou com ótimos resultados para o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), órgão administrado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Davi Alpino, aluno de luta olímpica do COTP acaba de ser convidado para treinar nos EUA, na Berlin High School, academia do estado norte-americano de Connecticut.

“Vou poder treinar o tempo que eu quiser. Estou achando legal. Em pouco tempo de luta já consegui receber um convite assim”, comemora Davi, que em apenas cinco meses já conseguiu acumular o vice-campeonato paulista e brasileiro da categoria. Aos 20 anos, o morador do Capão Redondo só precisa esperar o patrocínio da Confederação Brasileira para garantir a viagem aos EUA. “Eu estou animado. Uma oportunidade como esta não aparece todo dia”, completa.

O professor de luta olímpica do COTP, Joanílson Rodrigues, acompanhava as atividades do intercâmbio. “É meio caro mandarmos os atletas até lá, mas trazê-los aqui é mais fácil”, explica o professor, que atualmente também dirige a seleção brasileira feminina. “E os Estados Unidos são a maior potência na luta olímpica em quantidade de medalhas. Então este intercâmbio é super favorável, vai trazer muitos benefícios pra gente”, resume Joanílson. “O mercado americano de campos de treinamento já é formado. Todo ano eles viajam para fazer intercâmbio técnico e cultural. É o mercado mais forte do mundo”, afirma Pedro Gama, presidente da Confederação Brasileira de Luta Olímpica, que também acompanhava a realização do evento. “Ano que vem a gente vai ter muito mais equipes para treinar e eles querem levar nossos atletas para treinar lá. Isto vai revolucionar a luta olímpica no Brasil”, finaliza.

A idéia da Confederação é tentar contatos com outros países, além dos Estados Unidos, para aumentar o intercâmbio cultural e técnico. Japão, Rússia e Turquia são alguns dos países visados. A equipe norte-americana de luta olímpica fica uma semana na cidade de São Paulo, sempre realizando atividades de intercâmbio no período de manhã e turismo no período da tarde. Depois da estadia, eles embarcam para Porto Alegre antes de voltar para Connecticut.