Prefeitura realiza competição para portadores de deficiência

Promovendo a integração social e desportiva de portadores de deficiência, a Prefeitura realiza através da SEME e da SEPED os Jogos Municipais Inclui Sampa em setembro.

Segundo dados do IBGE colhidos pelo Censo 2000, no Município de São Paulo, com uma população de cerca de 10 milhões de habitantes, 10,32 % das pessoas têm deficiência, sendo 1,26% deficiência mental, 2,37% auditiva, 3,27% motora, 0,72% física e 6,59% visual.

Ciente desta realidade e com o objetivo de promover a integração social e desportiva, a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) e da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEPED) realizará os Jogos Municipais Inclui Sampa, no período de 6 a 10 de setembro de 2006, no Complexo Desportivo do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e em unidades esportivas e educacionais do Município.

Os Jogos Municipais Inclui Sampa terão modalidades esportivas coletivas (basquetebol, ciclismo, futsal, goalball, natação, remo e vôlei sentado) e modalidades individuais (atletismo, showndown e xadrez). As inscrições já podem ser feitas por entidades, associações e instituições, até o dia 4 de agosto, através de preenchimento de ficha de inscrição, disponível site dos Jogos, que deve ser entregue no Departamento de Promoções Esportivas, Lazer e Recreação (DEPEL) da SEME, que fica na rua Pedro de Toledo, 1591, Vila Clementino, das 9h às 17h. Para quem preferir, a ficha de inscrição pode ser encaminhada através do e-mail seme.depel@prefeitura.sp.gov.br.

Cada entidade inscrita deverá encaminhar um representante para o Congresso Técnico das Modalidades que será realizado no dia 5 de agosto, no Estádio do Pacaembu. É livre a participação dos atletas em quantas modalidades quiser, respeitando as regras e a divisão dos jogos por categoria (masculino e feminino), segundo a deficiência dos atletas: anão; portador de deficiência física (lesado muscular, paralisia cerebral, poliomielite, amputado, entre outros), respeitando regras oficiais das modalidades esportivas e regras da ABRADECAR (Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas); portador de deficiência intelectual, além das regras oficias, respeitará adaptações propostas pela arbitragem, em Congresso Técnico; portador de deficiência visual (B1, B2 e B3), respeitará regras oficias das modalidades esportivas e regras de modalidades da CBDC (Confederação Brasileira de Desportos para Cegos); portador de deficiência auditiva, além das regras oficiais, seguirá as regras da CBDS (Confederação Brasileira Desportos de Surdos) e adaptações nas sinalizações de arbitragem a serem definidas em Congresso Técnico.

Serão distribuídas medalhas para os três primeiros colocados de cada prova. A partir da quarta colocação, o atleta receberá medalha de participação. Será considerada equipe vencedora a entidade que obtiver o maior número de primeiros lugares. A associação campeã, vice e a terceira colocada, receberão troféus, nas categorias masculino, feminino e geral.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 5088-6415 e 5088-6475. As regras específicas e o cronograma dos Jogos estão disponíveis no site da Secretaria.