Escola Municipal na Zona Leste adota nome da GCM Danielle Monteiro

Mudança de nome homenageia a guarda civil metropolitana morta durante ronda na região.

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Catarina, em Itaquera, Zona Leste da Capital, passou a se chamar Danielle Monteiro, em memória da guarda municipal morta por assaltantes em 13 de junho de 2005. A homenagem foi realizada nesta terça-feira, dia 4, na própria escola, pela comunidade, alunos e seus pais, e a Secretaria Municipal de Educação.

Danielle Monteiro, funcionária da Inspetoria da Guarda Civil Metropolitana, morreu aos 29 anos, quando fazia ronda por volta das 18h40, antes do horário de entrada e saída dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicentina Ribeiro da Luz, localizada na mesma região.

Um jovem - não matriculado na escola - atingiu Danielle com um tiro fatal na nuca, sem que ela pudesse esboçar qualquer reação. Os outros jovens que o acompanhavam chegaram a trocar tiros com um colega de Danielle, que escapou ileso. Os bandidos foram presos.

A coordenadora de educação de Itaquera, Elisabeth dos Santos Manastarla, lembrou a importância da GCM durante a sua vida profissional. "A memória de Danielle é eterna, pela ilustre filha dessa corporação que foi, como exemplo de profissional, de pessoa, e de vida para as crianças".

Filomena Maria da Silva, diretora da CEI Danielle Monteiro, afirmou que nada poderá suprir a ausência da GCM: "Seu brilho continuará sendo perpetuado nesse Centro de Educação infantil, onde a alegria, a paz e a inocência reinam sempre defendidas por todos os professores e educadores da unidade". Segundo o subprefeito de Itaquera, Danielle se foi, mas será um exemplo e uma referência para gerações que virão em função da coragem e do compromisso com o serviço realizado.