Usina de Lixo será de estudos ambientais

Convênio garantirá realização de palestras sobre questões ambientais abertas ao público e cursos gratuitos a funcionários públicos municipais.

O Incinerador Vergueiro, antiga usina de incineração de lixo do Ipiranga, situado ao lado da estação Imigrantes do metrô, vai se transformar num pólo cultural e de estudos ambientais. O primeiro passo foi dado na manhã desta quarta-feira (5/7) com a assinatura de um convênio entre a Subprefeitura de Ipiranga e o Instituto São Marcos de Cidadania Global, da Universidade São Marcos.

No local da antiga usina, desativada em abril de 2002, vão ser promovidas palestras e seminários sobre educação e tecnologia em resíduos sólidos, hoje uma das maiores preocupações ambientais da Capital, já que os aterros sanitários estão se esgotando. Pelo convênio, que tem duração de três anos, professores e funcionários que trabalharão diretamente nos projetos serão custeados pelo Instituto, assim como material de divulgação, salas, equipamentos e laboratórios. Servidores municipais terão bolsas totais nos cursos especializados, como Gestão Ambiental, a serem ministrados e certificados pela Universidade São Marcos.

“Por muitos anos, a antiga usina foi um transtorno para o bairro, por causa da poluição que gerava. Desativada, seu prédio passou a ser visto com carinho e se incorporou ao patrimônio cultural do Ipiranga com sua marcante chaminé, hoje mais ressaltada ainda pela vizinhança com a nova estação Imigrantes”, lembrou o subprefeito de Ipiranga. “A preservação daquelas instalações e sua utilização como espaço cultural, relacionado com a questão ambiental e aberto à população, é do enorme interesse da cidade. A universidade, pelo seu Instituto, vai nos ajudar a concretizar essa idéia”.

A recém-criada Cátedra Paulo Nogueira-Neto de Educação para Sociedades Sustentáveis, da São Marcos, estará diretamente envolvida na implementação do convênio, elaborando e executando propostas de pesquisas, projetos, cursos e seminários de cunho ambiental, em proveito dos programas específicos da Subprefeitura, em cooperação mútua e sem ônus.