Prefeitura inaugura telecentro no Canindé

Em parceria com a entidade União Brasileiro-Israelita de Bem Estar Social, o Telecentro Unibes, inaugurado nesta sexta-feira (07/07), deverá atender mais de 4 mil pessoas por mês.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (07/07) o Telecentro Unibes, no Canindé (Zona Norte), a 9ª unidade entregue pela Prefeitura em 2006 e 13ª desde 2005. “É muito gratificante ver que a comunidade tem participado, através das famílias, e estimulado as crianças a ingressarem nos telecentros e a fazerem os cursos oferecidos. Essas unidades são uma forma de preparar melhor as nossas crianças, de tê-las inseridas no contexto social”, afirmou o prefeito.

O Telecentro Unibes é de administração indireta, em parceria com a União Brasileiro-Israelita de Bem Estar Social, que receberá cerca de R$ 1,1 mil por mês da administração municipal para manter e promover o telecentro para a comunidade local. A capacidade de atendimento da nova unidade é de 4,2 mil pessoas por mês.

A reforma do ambiente da sede da entidade para a implantação do telecentro começou em fevereiro deste ano. Há 15 dias o equipamento começou a funcionar em esquema de pré-operação.

Os Telecentros

O Programa Telecentros integra a política de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo. Entre seus objetivos estão a diminuição das diferenças sociais por meio da inclusão digital; o atendimento a demandas da comunidade (cursos e oficinas); e a introdução do uso do computador e de acesso à rede mundial de computadores em várias regiões da cidade.

A decisão para a escolha dos locais de instalação considera as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. Já são 143 telecentros na Capital.

Cada telecentro dispõe em média de 20 computadores, ligados em rede, utilizados para cursos de informática básica (sistema operacional GNU/Linus e aplicativos de escritório). Em geral, três quartos dos equipamentos são dedicados aos cursos e os restantes ao uso livre. Os telecentros oferecem também oficinas especiais como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental.

Na atual gestão, foram entregues, além do Telecentro Unibes, os Telecentros Boturussu, Vila Progresso, Casa Pintada, Tide Setúbal, Belém e Parque Savoy, na Zona Leste; Afonso Schmidt e Alegria de Viver, na Zona Norte; Vista Linda, na Zona Oeste; Natália Rosemburgo e Vale das Virtudes, na Zona Sul; e AME, na região central da cidade. Também foram reinaugurados os Telecentros Cidade Tiradentes, na Zona Leste, e Jardim Rubilene, na Zona Sul, cujos equipamentos foram roubados em 2005.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura lançou o Programa de Atendimento à 3ª Idade nos Telecentros, com a inauguração do Portal da 3ª Idade (www.portalterceiraidade.org.br), em parceria com a Associação Cultural Cidadão Brasil. O programa prevê o treinamento de mais de 500 monitores dos telecentros para atenderem adequadamente os idosos.

O Telecentro Unibes está localizado na rua Pedro Vicente, número 569, no Canindé.