Prefeitura doa cópia do busto do conselheiro Antônio Prado a cidade mineira

Antônio Prado é lembrado por ter participado, como deputado, da elaboração da Lei do Ventre Livre. Em 1899 assumiu a Prefeitura de São Paulo, aos 59 anos, e a obra emblemática de sua gestão foi o Teatro Municipal, inaugurado em 1911.

O prefeito de São Paulo participou nesta sexta-feira (07/07) da assinatura do termo de doação da cópia do busto do conselheiro Antônio Prado ao município de Antônio Prado de Minas, em Minas Gerais. Participaram da solenidade, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, o secretário municipal de Cultura, o prefeito de Antônio Prado, Luiz Carlos da Rocha, o vice-prefeito daquela cidade, Abelar Manoel Costa, e familiares do conselheiro, como o bisneto Paulo Prado Neto.

“Quero demonstrar nossa alegria em passar à cidade de Antônio Prado essa réplica. O conselheiro tem uma folha de serviços de grande relevância prestada à cidade de São Paulo e nada mais justo do que reconhecermos seu trabalho e homenagear a sua família”, disse o prefeito.

A reprodução do busto, cujo original se encontra na Pinacoteca Municipal de São Paulo, foi feita a partir de pedido do prefeito de Antônio Prado à atual gestão, no ano passado. Luiz Carlos da Rocha disse que o objetivo é homenagear o patrono da cidade e valorizar a cultura local. Segundo disse, o busto será colocado em praça pública. “Sentimos a necessidade de melhorar a qualificação do nosso município e de resgatar a cultura. É uma cidade pequena, emancipada há 40 anos, mas gostamos de ser grandiosos na cultura”, afirmou Rocha.

O secretário de Cultura da cidade de São Paulo fez uma detalhada exposição sobre a vida de Antônio Prado nas áreas política e de negócios: “O conselheiro foi um homem ilustre e de grande talento nos negócios e nas questões ligadas à imigração. Como prefeito de São Paulo promoveu o Teatro Municipal, a Praça da República, o Mercado Municipal e asfaltou ruas da cidade”, disse.

Antônio Prado

Descendente de uma das famílias mais ricas do Brasil, proprietária de fazendas de café, casas exportadoras e estradas-de-ferro, o conselheiro Antônio Prado foi um bem sucedido empresário e político.

Em 1870 participou, com outros sócios, da fundação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, empresa da qual se tornaria presidente de 1892 até 1929, ano de sua morte. Expandiu os negócios da família, liderando e se associando a diversos empreendimentos comerciais, bancários, agrícolas e industriais.

Na carreira política foi vereador, deputado e ministro do Exterior e da Agricultura, ainda durante o Império. Como deputado abolicionista participou da elaboração da Lei do Ventre Livre. Em 1899 assumiu a Prefeitura de São Paulo, aos 59 anos. A obra emblemática da gestão de Antônio Prado foi o Teatro Municipal, inaugurado em 1911.