Galeria Olido traz espetáculo de Key Sawao e Ricardo Iazetta

Espetáculo de dança “A Pé - walking the line” dialoga com a obra do artista plástico Richard Long

Criado e interpretado pelos dançarinos Key Sawao e Ricardo Iazetta, A pé - walking the line será apresentado dias 28, 29 e 30 de julho na Galeria Olido. Key Sawao e Ricardo Iazzetta, criaram A pé, contemplado para o 10° Cultura Inglesa Festival . Um diálogo com o artista plástico Richard Long, conhecido por suas caminhadas pelo mundo, durante as quais cria esculturas na natureza. Long também é internacionalmente reconhecido como um dos artistas que mudou o curso da estética moderna, voltando a arte à vida. A pé traz reflexões silenciosas sobre um mesmo tema: o homem que caminha sobre a mesma terra, e também uma ligação com a própria vida a partir de uma fisicalidade ou concretude da experiência.

Biografias

Key Sawao e Ricardo Iazzetta são parceiros artísticos desde 1996. Seus trabalhos de criação têm como foco a pesquisa de linguagens corporais e suas inter-relações. Ambos integraram a Cia. Tamanduá de Dança-Teatro fundada por Takao Kusuno, introdutor do Butô no Brasil, apresentando-se em diversos Festivais no Brasil e exterior como Bienal de Kyoto/Japão, Festival de Munique/Alemanha e Vestígios do Butoh/Brasil entre outros. São professores convidados da Cia. 2 do Balé da Cidade de São Paulo. São formados em tui-ná - massagem tradicional chinesa, e estudam técnicas corporais orientais.

Eles receberam o Prêmio Klauss Vianna - Funarte/Petrobrás para montagem de Permitido sair e entrar, com estréia prevista para o final do segundo semestre de 2006. Em 2005 através do Programa Residências Coreográficas - Secretaria de Cultura do Estado/Oficina Cultural Oswald de Andrade criaram Obrigado por vir - modo operante, onde puderam concretizar diversos aspéctos de sua parceria, aprofundando sua pesquisa e criando o primeiro trabalho para grupo, fundando a Key Zetta e cia. Receberam a Bolsa Vitae de Artes 97 pra pesquisa em linguagens coreográficas com o projeto Sounds of Myself e o Prêmio Estímulo 2004 da Secretaria Municipal de Cultura com o espetáculo Sorrindo encontrei minha prima. Ambos integraram a Cia. República da Dança e a Cia. do Staastheater de Kassel/Alemanha, dirigidas por Ana Mondini. Além de tudo isso, são colaboradores artísticos de diversos projetos teatrais e trabalharam com os diretores Francisco Medeiros, Ulisses Cruz e Naum Alves de Souza, entre outros.

Key Sawao recebeu a Bolsa Rede Stagium 2000 para pesquisa coreográfica com o projeto A menina de lá, trabalho inspirado em obra de João Guimarães Rosa, e no ano seguinte foi pesquisadora convidada da Bolsa Rede Stagium 2000/01. Recebeu o Prêmio APCA88 (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Foi assistente de direção de Gabriel Castillo (DV8) em Lei de Nada para a Cia. 2 do Balé da Cidade de São Paulo. Criou os solos Path, Solos e Mudas, estes últimos com a colaboração de Ricardo Iazzetta.

Ricardo Iazzetta formou-se no Programa de Dança da The Juilliard School of New York. Além de intérprete e criador, é autor de trilhas sonoras. Ator convidado em Paraiso Perdido - Teatro da Vertigem. Em 2004, criou o solo Saídas de Emergência com a colaboração de Key Sawao. Intérprete-criador convidado no projeto Todos os doze - Cia. 2 do Balé da Cidade de S. Paulo/2005.