São Paulo é candidata a sede das Olimpíadas Escolares

Cidade se apresenta na próxima semana em Brasília para conhecer as necessidades do evento e tentar trazê-lo em 2007.

As Olimpíadas Escolares, evento que a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) quer trazer para a cidade, é a maior competição estudantil do Brasil, reunindo aproximadamente cinco mil atletas para disputar oito modalidades diferentes. Na semana que vem, dia 23 de julho, o secretário adjunto da SEME representará São Paulo no Seminário de Candidatura à Cidade Sede das Olimpíadas Escolares, que acontece em Brasília. A cidade escolhida vai sediar o evento nos anos de 2007 e 2008.

“Nós vamos até lá para uma exposição. Vamos conhecer o histórico das Olimpíadas Escolares e todas as necessidades e o perfil que o município precisa ter para bancar os jogos. É um seminário que reunirá as grandes capitais do país”, explica o secretário. “Face à importância das Olimpíadas Escolares, eu acho que tem tudo a ver trazer um evento deste porte para a cidade. É fundamental para a cidade, até porque nós temos uma proposta de formação no esporte e isso contribui para os objetivos da SEME”, completa.

As Olimpíadas Escolares são uma iniciativa lançada pelo Ministério dos Esportes em parceria com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), sempre com o apoio das secretarias municipais de esporte. O principal objetivo da competição é resgatar a importância das competições estudantis no Brasil.

Atletismo, vôlei, basquete, futsal, handebol, judô, natação e xadrez são os esportes disputados no evento. No ano passado, quando foi realizada em Brasília, mais de cinco mil alunos de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da Olimpíada. Os jovens atletas devem estar na faixa etária de 12 a 17 anos para participar dos jogos.