Ginásio do Pacaembu é palco da final do basquete de rua

As finais da seletiva paulista darão quatro vagas para a disputa nacional que acontecerá no Rio de Janeiro.

O principal objetivo das disputas da SEBAR-SP é promover a integração social através do basquete. É a Seletiva Estadual de Basquete de Rua. As finais do torneio acontecem na capital paulista, neste sábado (15/7). O palco da disputa é o Ginásio Poliesportivo do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. Doze equipes estão classificadas para as finais do campeonato e jogam entre si, em busca do título. As quatro melhores colocadas garantem uma vaga na LIBBRA (Liga Brasileira de Basquete de Rua). A LIBBRA, que este ano acontece na cidade do Rio de Janeiro, já começa no dia 22 de julho e, além das equipes paulistas classificadas no Pacaembu, vai contar com os melhores times de outros dez Estados brasileiros.

A SEBAR é uma iniciativa da Central Única das Favelas (CUFA) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME). O projeto utiliza o esporte e a cultura como ferramentas para evitar o preconceito contra as favelas brasileiras. “Esse é o segundo ano de nosso projeto, que tem o objetivo de estimular a prática do esporte nas comunidades mais pobres e abrir espaço para os jogadores mostrarem seus talentos. E temos visto muitos garotos bons jogando”, afirma Adriano de Freitas, um dos representantes da CUFA em São Paulo.

Os jogos da SEBAR-SP têm um público médio de quinhantas pessoas por etapa. E para incentivar ainda mais a presença do público nas finais do torneio, a organização vai premiar a melhor torcida com CDs de Rap Nacional. Shows com artistas e grupos desse estilo também são apresentados durante a realização do campeonato.

Além do esporte e dos atrativos culturais, outro bom motivo para comparecer ao Ginásio do Pacaembu é o caráter “artístico” das disputas. Como o basquete de rua ainda não é reconhecido oficialmente como esporte, não existe preocupação com o fato de seguir as regras oficiais. Também conhecido como “Streetball”, a modalidade oferece aos jogadores a liberdade para criar jogadas e lances pouco convencionais, um dos principais atrativos para o público que assiste às partidas.

Os jogos começam às 11 horas. O Ginásio Poliesportivo do Estádio do Pacaembu fica na Rua Capivari, s/n°, portão 23 do Estádio, na zona oeste de São Paulo. A entrada é franca.